Esse perigo existe e é mais comum do que se pode imaginar. No ambiente industrial, a manipulação de micro componentes eletrônicos expõe trabalhadores ao risco direto de descargas elétricas, ou, como são conhecidas, ESD (Electrostatic Discharge).
É importante mostrar a relevância que precisa ser dada aos problemas ocasionados pelas descargas elétricas, e como esses problemas podem ser solucionados ou, no mínimo, minimizados, conhecendo melhor as reações e as sensibilidades de alguns componentes, quando submetidos a fortes descargas.
Por essas e outras razões, existe o Tapete Antiestático Antifadiga – ESD Comfort 1, que atende a normas internacionais de fabricação, com uma camada de E.V.A e resistente a altas temperaturas.
O Tapete isolante é normalmente utilizado em oficinas e laboratórios avançados da indústria microeletrônica como dispositivo eletrônico semicondutor.
Se, por ventura, uma descarga elétrica atingir o trabalhador, o Tapete isolante consegue dissipá-la instantaneamente do seu corpo, devido a sua camada dissipativa, protegendo os produtos e equipamentos eletrônicos mais sensíveis e propensos a sofrerem danos causados pela descarga.
O Tapete Antiestático é fabricado a partir de material condutor, de material de antiestática e de borracha sintética, produzidos em uma estrutura de duas camadas por uma série de processamento. Sua camada superior é uma camada espessa que possui dissipação estática de 0.5mm, enquanto a camada inferior é constituída de uma camada, também, espessa, porém, de condução estática de 1.5mm. Costuma ter espessura de 2mm e tamanho padrão de 122 x 900 x 11mm, ou fabricado sob medidas que vão até 15.0 x 0.90m.
O Tapete Antiestático ainda é versátil, podendo se adequar, perfeitamente, ao espaço de aplicação. É fácil de limpar e lavar e resistente ao escorregamento, reduzindo e anulando os danos em componentes eletrônicos, provocados pela passagem de correntes elétricas geradas pelas cargas estáticas, já citadas aqui.