Usada para os mais diferentes fins e encontrada na maioria dos lugares, a energia elétrica é a forma de se gerar energia mais utilizada, no mundo todo.
No Brasil, como em vários outros países, ela é obtida, majoritariamente, através de usinas hidrelétricas, onde a água é captada, transformada em energia mecânica, quando passa por turbinas, originada pelas quedas d’águas.
Podemos dizer que sem energia boa parte do nosso mundo, como o conhecemos, não funcionaria. Não vemos a eletricidade, mas a sentimos, constantemente, através da iluminação, de aparelhos e máquinas ligadas, etc. Isso faz com que, muitas vezes, subestimemos não só sua importância como também seus perigos e o risco que ela pode representar, para nós, em geral. Imagine, então, os riscos aos quais profissionais que trabalham, diretamente, expostos a energia, enfrentam. Eles podem ser vários e virem de diversos modos.
Podem vir através de choques elétricos, que caracterizam uma rápido estímulo no nosso corpo, gerado pela corrente elétrica. Podem vir por queimaduras, quando a corrente elétrica atinge o corpo humano por meio da pele, queimando-a em graus que variam conforme a gravidade do acidente. E podem vir, também, por falhas na isolação elétrica do ambiente que, teoricamente, deveria proteger o trabalhador. Por isso, trabalhadores que passam longas jornadas expostos à descargas elétricas precisam de proteção e de equipamentos projetados de modo que torne viável a prevenção, através de métodos seguros, os perigos de choques elétricos e demais acidentes. Por essas e outras é que o ministério do Trabalho e Emprego estabeleceu, há algum tempo, a Norma Regulamentadora de número 10, com o propósito de criar condições mínimas para garantir a segurança desses trabalhadores.
Uma das exigências mais importantes dessa norma é quanto a utilização de tapetes isolantes elétricos.
O tapete isolante, fornecido pela Instrutoy Pisos é, normalmente, utilizado nas indústrias microeletrônicas, em oficinas e laboratórios avançados. Possui estrutura em duas camadas feitas por uma série de processamento e camadas dissipativas, que tem a capacidade de isolar as descargas elétricas, caso elas atinjam sua área e, consequentemente, a do trabalhador. É versátil e se adéqua, sem maiores problemas, ao espaço em que for utilizado, podendo ser limpo e lavado, a qualquer momento.