A Segurança do trabalhador

Categoria: Segurança

A segurança do trabalhador

O assunto que envolve a segurança tem grande importância nas industrias e em qualquer outra profissão, principalmente as que tem algum tipo de risco à vida. A segurança de um colaborador da empresa não pode ser dada só por equipamentos de proteção como roupas, capacetes, mascaras e óculos. O terreno em que desenvolve o trabalho também tem que ser visto, por que em algumas profissões, os riscos de morte podem estar no chão.

A Constituição Federal estabelece que a redução dos riscos referentes ao trabalho é um direito do trabalhador (art. 7º, XXII). A legislação do País regulamenta que todo empregador, ou seja, toda e qualquer empresa, siga as normas de Segurança do Trabalho.
Um dos aliados para diminuir os riscos ligados as atividades é o avanço da Ergonomia: “O estudo do relacionamento entre o homem e seu trabalho, equipamento e ambiente, e particularmente a aplicação dos conhecimentos de anatomia, fisiologia e psicologia na solução de problemas surgidos desse relacionamento” (Sociedade de Pesquisa em Ergonomia -Ergonomics Research Society, Inglaterra, 1949).

Tendo em vista esse avanço, o tapete antifadiga tem ganhado muito espaço nas fábricas e empresas brasileiras. Trata-se de uma uma barreira macia entre o piso e os pés, ele é recomendado para áreas que os trabalhadores executam serviços repetitivos ou ficam em pé por muito tempo.

As empresas tem como um dos principais compromisso a satisfação de seus clientes, essa satisfação passa de forma indireta ou direta pelo trabalho dos colaboradores. Investir em melhores condições de trabalho e consequentemente zelo pela integridade física de funcionários geralmente evita transtornos com problemas trabalhistas, além disso, pode motiva-los e trazer para a empresa maior produtividade e ganhos, em curto prazo.

FAÇA UMA PERGUNTA!

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>