Há muito tempo atrás, as fabricas eram ambientes extremamente perigosos. As máquinas, fabricadas com materiais de baixa qualidade, movidas a vapor, cheias de correias de transmissão, constantemente, explodiam, e causavam enormes danos. Muitos trabalhadores perderam suas vidas, no trabalho. O mais cruel é que crianças, adultos, mulheres e idosos, também, trabalhavam nessas fábricas, sem nenhuma restrição, com jornadas que duravam mais de 12 horas. Não havia legislação trabalhista, nem limites para a jornada de trabalho, nem descanso semanal. Ninguém usava equipamentos de proteção individual. As fábricas eram insalubres e perigosas.
As coisas mudaram muito, com a organização dos sindicatos e o surgimento das legislações trabalhistas. Atualmente, as empresas estão, extremamente, empenhadas em eliminar os acidentes dos ambientes de trabalho. Apesar disso, ainda existem muitos problemas nesse sentido. As leis trabalhistas no Brasil são extremamente rigorosas. Mas nem todos os países se preocupam com questões trabalhistas. Alguns deles, como a China, por exemplo, são criticados pela comunidade internacional, pelas práticas trabalhistas consideradas erradas.
Os acidentes de trabalho são ruins, não somente para o trabalhador, mas para a empresa, também. Um trabalhador acidentado fica afastado do trabalho, tem que receber toda assistência médica, não pode ser demitido, a empresa não pode contratar outro para o lugar dele e existem os problemas com redução na produção, entre outros. Além disso, se os acidentes acontecem com frequência, a empresa tem problemas para ter seus produtos aceitos, pelos consumidores.
Ninguém deseja trabalhar em um ambiente perigoso e inseguro. Por isso, investir em segurança e eliminar os riscos no trabalho é uma preocupação central dos empresários. Muitos produtos e ideias surgem para atender as demandas das empresas, no sentido de tornar o trabalho mais seguro. Uma delas é tornar o piso menos escorregadio. Ambientes onde as pessoas correm o risco de escorregar e cair são propícios à acidentes. Por isso, revestir com borracha é uma das ideias para evitar quedas e acidentes no ambiente de trabalho.