Você está preocupado em reduzir as compensações e custos com saúde de seus trabalhadores?
Aumentar a produtividade de sua companhia é um de seus objetivos para esse ano? E aumentar a qualidade de seu produto?
Se esse é o caso, então estabelecer ou melhoras a ergonomia de seu local de trabalho é um procedimento que deveria estar no topo de sua lista.
O fato é que companhias líderes estão cada vez mais integrando a ergonomia em suas operações, e não é de admirar o motivo quando você percebe os benefícios de um processo ergonômico eficaz.
Cinco Benefícios
Aqui estão cinco benefícios comprovado para um processo efetivo e forte de ergonomia no trabalho:
- Ergonomia reduz custos: Sistematicamente, este é um processo que diminui fatores de risco por falta de ergonomia, diminuindo o número de funcionários afastados.
- Ergonomia melhora a produtividade: As melhores soluções ergonômicas, como os Tapetes Antifadiga da Instrutoy, melhoram a produtividade. Isso porque o trabalho permitirá que o funcionário permaneça em uma postura adequada, com menos esforço, menos movimentos prejudiciais e melhores alturas, tornando a estação de trabalho mais eficiente.
- Ergonomia aumenta qualidade: Uma ergonomia pobre leva a trabalhadores frustrados e fatigados, que não dão seu melhor na qualidade do serviço feito. Quando a função pede que o funcionário exerça certo esforço físico, eles podem não produzir tão bem quanto quando foram treinados.
- Ergonomia aumenta o engajamento do funcionário: O funcionário nota quando a empresa faz um esforço em proporcionar um ambiente saudável e seguro. Se o colaborador não experiencia fadiga e desconforto durante seu dia de trabalho, isso reduz o absentismo, aumenta a moral e a participação.
- Ergonomia cria uma cultura de segurança: Ela mostra aos funcionários que a empresa está comprometida nesses quesitos. O efeito cumulativo dos benefícios cria um ciclo de segurança na empresa, levando a uma organização humana com a melhor performance possível.
Vale a pena o custo?
Definitivamente sim! Um processo ergonômico não é bom apenas para a empresa, mas também para as pessoas. É dever do empregador fornecer um ambiente saudável e seguro, demonstrando o valor da ergonomia no dia-a-dia das pessoas.
Bons gestores consideram as seguintes questões para decisões:
- Essa decisão aumentará a receita?
- Essa decisão diminuirá os custos?
- Essa é a coisa certa a fazer?
Quando se considera um processo ergonômico no local de trabalho, é possível responder um “SIM!” enfático a todas as três questões.
Consulte a Instrutoy Pisos hoje mesmo e implemente essa medida em sua empresa!