Há mais de 9 mil anos atrás, um finlandês descobriu que despejar água sobre rochas aquecidas em uma pequena sala fechada desenvolvia uma espécie de calor seco, e isso passou a ser utilizado como tratamento terapêutico. O ritual foi criado e chamado pelos nômades “banho finlandês”.
Em outras culturas, a prática se disseminou de diversas formas: os egípcios visavam somente os benefícios à saúde para o corpo; na Escandinávia, ajudava a curar doenças ou aliviar tensões nos momentos do parto para algumas mulheres; no Japão, um estudo elaborado pela Universidade de Kagoshima apresentou resultados positivos após submeter os pacientes portadores da fibromialgia (uma doença que causa dores nas articulações e, também, fadiga) a sessões de sauna e exercícios aquáticos, amenizando os sintomas e melhorando a qualidade de vida (já é comum o tratamento da fibromialgia com os exercícios, mas o estudo pretendia revelar que a sauna também seria benéfica neste tratamento).
Mas foram os turcos que tornaram a sauna mundialmente popular por seus “poderes” relaxantes e propriedades terapêuticas no tratamento de doenças. Desde então, o uso da sauna tem se expandido, com várias versões usadas em SPAs, resorts ou até mesmo nas próprias casas/prédios residenciais.
A sauna é utilizada por alguns minutos, por pessoas que querem suar sem academia: potencializando os efeitos da perda de peso, ocasionada pela boa alimentação e malhação, e nos conceitos de saúde, já que a mesma possui benefícios.
Também associada a desintoxicação do corpo, pois elimina as impurezas através da transpiração, eliminando ácidos lácticos, úricos e o sódio que se acumulam facilmente no organismo, toda esta movimentação acelera o fluxo sanguíneo, melhorando a oxigenação do sangue.
A sauna inclusive atua como redutor de medida, dilatador dos poros para melhor limpeza e dilatação dos vasos sanguíneos e somente deve ser evitado por quem a pele em tom rosáceo, pois pode causar uma reação alérgica, devido a sensibilidade deste tipo de pele. As gestantes também não devem ir a sauna, por poder ocasionar em mal-estar, pois o período da gestação é delicado, e as pessoas que possuem problemas cardíacos devem consultar o médico antes de se submeter a tais temperaturas.
Os principais benefícios da sauna são
• Fortalece a circulação sanguínea;
• Alivia dores reumáticas e da coluna;
• Limpa os poros e hidrata a pele;
• Combate o estresse e a hipertensão;
• Melhora o sono;
• Relaxa os músculos;
• Previne flacidez da pele;
• Desobstrui as vias respiratórias;
• Promove sensação de serenidade;
• Elimina toxinas do organismo;
• Combate doenças respiratórias (asma, bronquite, gripes e sinusite);
• Melhora a saúde do coração;
• Reduz a fadiga crônica;
• Trata os problemas de pele.
Sauna a Vapor
Há três tipos de sauna: seca, infravermelha e a vapor. Muitas vezes conhecida como sauna úmida, a terceira detém uma umidade de 100% e atinge temperaturas de cerca de 35 a 50°C. Com isso, ela consegue aliviar o congestionamento, inflamação, tosse, alergias e doenças respiratórias, ajudando os asmáticos. Esse tipo de sauna ajuda a relaxar os músculos e umedecer a garganta, abrindo as vias respiratórias ao combinar com o uso de óleos essenciais de aromaterapia, sendo possível compatibilizar as duas terapias em uma única sessão e obter ainda mais benefícios da sauna e da aromaterapia para a pele e saúde.
Foi clinicamente comprovada a combinação de óleos essenciais, como cravo, canela ou lavanda, por melhorar problemas de bronquite na mesma proporção que antibióticos. Os óleos essenciais são potentes agentes antibacterianos e antissépticos, além de ajudarem a relaxar.
Na sauna úmida, a circulação de vapor aumenta, acelera o processo de recuperação muscular e auxilia a queima de calorias, atuando como um sistema de reforço imunológico e aumentando o fluxo sanguíneo e a quantidade de células brancas do sangue no corpo, ideal para os sofredores de fadiga crônica.
O ideal é permanecer na sauna a vapor por somente quinze minutos, o suficiente para receber os benefícios citados anteriormente. É ideal a ingestão de água antes, durante e depois da sauna, proibindo-se as bebidas alcóolicas para evitar a desidratação.
São nesses tipos que situações que queremos a Instrutoy Pisos do nosso lado: com o estrado antiderrapante modular de plástico, garantindo maior segurança em ambientes úmidos e molhados.
Pelo fato de as saunas a vapor serem totalmente úmidas, seu piso torna-se propício a ocasionar quedas e escorregões. Para isso, nada melhor que os estrados antiderrapante modular de plástico da Instrutoy Pisos que oferecem a melhor opção para evitar acidentes em ambientes úmidos e molhados.