Checklist de segurança no trabalho

Categoria: Segurança

O desejo de evitar acidentes de trabalho é comum em todas as empresas e indústrias, pois estes podem causar a perda de um funcionário e um gasto desastroso em indenização. Porém, nem todas as empresas entendem por onde começar a agir quando se trata de total segurança dos funcionários. Essa falha leva a pequenos erros que podem aumentar de tamanho em pouco tempo.

Por isso, pontos simples devem sempre ser levados em consideração no momento da escolha de ações e materiais em termos de proteção do trabalhador. Com isso em mente, montamos uma lista básica de segurança para que o empregador esteja ciente dos principais cuidados na garantia da segurança.

Segurança no trabalho

Checklist de segurança no trabalho

  1. A empresa deve ter ciência de todos os procedimentos e responsabilidades para a saúde e segurança dos trabalhadores, verificar sua realização e promover o fato de todos saberem suas funções e as alheias em relação a isso;
  2. É necessário ter conhecimento dos deveres empresariais em relação à legislação de saúde e segurança do trabalho vigente, e caso não possua, considere contratar um especialista para assegurar essa garantia;
  3. Identificar todos os principais riscos para a saúde e segurança dos funcionários, tomando as medidas necessárias para garantir sua redução;
  4. Averiguar os procedimentos de manutenção dos equipamentos de trabalho;
  5. Disponibilizar aos trabalhadores equipamentos pessoais de proteção (EPIs) a fim de garantir segurança contra riscos de não podem ser evitados de outras maneiras e treiná-los para sua utilização;
  6. Informar os funcionários dos possíveis riscos em cada função e treiná-los para agir em caso de emergência;
  7. Consultar os trabalhadores regularmente a respeito de possíveis problemas de saúde e segurança, mudanças de procedimento, política e/ou equipamento de segurança. Treinar os funcionários para que eles saibam como reportar a um superior as falhas de condições decentes de segurança e possíveis acidentes;
  8. Tomar ações pontuais e imediatas na investigação de acidentes, erros e problemas que vierem a partir dos trabalhadores;
  9. Manter o local de trabalho regularmente inspecionado, garantindo uma supervisão para saber se os funcionários estão seguindo as normas de segurança à risca;
  10. Revisar os riscos, políticas de segurança no trabalho e procedimentos em geral frequentemente.

FAÇA UMA PERGUNTA!

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>