O aparecimento do coronavírus e o momento de pandemia vão exigir ainda mais de quem atua com segurança do trabalho. Além do compromisso com os equipamentos de proteção individual, que são exigidos pela função, agora será preciso ter mais cuidado com a parte biológica da rotina diária.
Assim, além do uso de botas, óculos, entre outros, será preciso orientar a equipe sobre o uso de máscara, de aumentar os cuidados com higiene e até de evitar levar a mão no rosto, sem lavá-la antes.
Mudanças
O curioso é que, antes de tudo isso, cumprimentar e dar a mão para os colegas era incentivado. Sem contar que o trabalho em conjunto, na maioria das empresas, era cada dia mais adotado. Agora, isso será invertido e o distanciamento social será praticamente imposto.
Claro, que a pandemia não vai durar para sempre e que a ciência está em busca de vacinas, mas enquanto isso não acontecer, resta se adequar aos novos tempos. Dessa forma, o papel do profissional de segurança, sendo ele parte da CIPA ou de qualquer outro setor, vai se fazer ainda mais importante. Ao mesmo tempo, vai ser desafiador.
Afinal, ao certo, ninguém sabe exatamente o que está enfrentando, nem quando isso poderá acabar. Além disso, todos estão com medo, não apenas de serem infectados pelo coronavírus, mas também em levarem a doença para seus pais, companheiros ou filhos.
As pessoas chegarão cheias de dúvidas, incertezas e sem saber como se comportar. Cumprimentar os colegas ou não? Se alimentar no refeitório ou isoladamente em sua mesa de trabalho?
Necessidade de adaptação
Caberá aos responsáveis pela segurança do trabalho se atualizarem sobre as questões de prevenção do coronavírus. Depois disso, será preciso orientar sobre os ajustes que a empresa deverá fazer, bem como interagir com a equipe, para explicar os novos procedimentos.
Será preciso que tanto a equipe técnica se adapte, quanto que esteja preparada para acompanhar os colaboradores enquanto se adaptam. Dente as mudanças, que precisarão ser consideradas na empresa, estão:
- Distanciamento de mesas;
- Divisão de turnos de trabalho, para diminuir a aglomeração de pessoas;
- Possibilidade da colocação de divisórias no escritório, refeitório entre outros, a fim de ter um espaço individualizado;
- Evitar o uso de ar-condicionado, pois ele está diretamente ligado ao aumento da transmissão viral em local fechado;
- Adorar o uso de máscaras;
- Adotar a distribuição de álcool em gel, entre outros.
Temos vários materiais que ajudarão a manter a segurança da equipe. Faça um orçamento na Instrutoy Pisos.