Pessoas idosas precisam de alguns cuidados especiais, não apenas de saúde, mas também dentro de casa. Neste caso, a ideia é preparar sua casa para a segurança do idoso, que naturalmente tem os seus reflexos diminuídos, audição prejudicada, pode ter alguma dificuldade de equilíbrio e consequentemente ficará mais predisposto a quedas.
Para diminuir esses riscos e fazer com que o lar fique preparado para um idoso viver em segurança, é preciso pensar desde na localização dos móveis, até no piso escolhido. Veja algumas dicas e torne o lar de um idoso mais seguro.
Barras de segurança são essenciais
Muitas quedas dentro de casa acontecem no banheiro e na cozinha. Por isso, para esses ambientes, é indicado colocar barras de segurança. Com elas, o idoso pode se segurar, se apoiar e evitar possíveis escorregões.
Uma dica, para o banheiro, é colocar perto do vaso sanitário e perto da saída do box, para que a pessoa tenha como se segurar tanto para se levantar quanto para sair com os pés úmidos do banho.
Esqueça os tapetes
Não importante estão na sala, no banheiro ou na cozinha, os tapetes são inimigos de quem quer evitar quedas.
Como o reflexo de uma pessoa idosa e o equilíbrio são naturalmente afetados, ter tapetes no caminho poderá facilitar tropeços, escorregões e consequentes quedas.
Para evitar que isso aconteça, retire os tapetes da casa, principalmente os que ficam no meio do caminho, como os de entrada e banheiro.
Piso antiderrapante é essencial para a segurança
Além de colocar barras de segurança e retirar os tapetes, é indicado investir em pisos antiderrapantes. Há opções práticas e fáceis de serem colocadas em cima do piso já existente e que oferecem segurança ao idoso.
Um deles é o estrado antiderrapante modular de plástico. Ele é ideal para áreas úmidas ou molhadas como copa, banheiro, cozinha e perto da piscina.
O piso é leve, resistente, removível e fácil de ser colocado nos mais diferentes ambientes. Tem uma superfície macia, que amortece possíveis impactos, e conta com pinos antiderrapantes, que ajudam o idoso a caminhar com segurança.
Como têm alguns furos quadrados, garantem que a água seja escoada imediatamente, evitando acúmulos do líquido, que podem causar escorregões.
É colocado através de encaixes, que permitem que qualquer pessoa o instale. Além disso, é retirado com facilidade, o que faz com que a completa higienização possa ser feita com rapidez.
Com preço baixo, é um bom investimento para quem quer garantir a segurança do idoso e não pode gastar muito.
Outra opção é o estrado plástico modular, que também é antiderrapante. Mais usado em áreas externas, nas quais as chuvas podem deixar o piso mais escorregadios e propensos a acidentes.
Ambos são encontrados em várias cores, possibilitando o uso em qualquer lugar, independentemente da decoração.
Além dos cuidados com o piso, barras e retirada de tapetes, é indicado não deixar móveis no caminho, como aparador em corredores ou mesinhas laterais. Eles podem levar o idoso a esbarrar, se machucar ou até cair.
Capriche também na iluminação dos locais, facilitando a visão.
Ficou interessado nos pisos antiderrapantes. Clique aqui e faça o orçamento.