Energia gasta para evitar acidentes

Na época em que surgiu a revolução industrial, a relação entre homens e máquinas era tensa. Muitas pessoas sofreram, em seu ambiente de trabalho, e isso era considerado normal. Sofrer acidentes era parte das obrigações de um trabalhador. Não havia a mínima preocupação com os acidentes que aconteciam no manuseio das máquinas, muito menos, com os acidentes provocados pelo ambiente das fábricas. As máquinas eram grosseiras, pouco eficientes, com peças mal fabricadas, que quebravam com frequência, explodiam, mas, mesmo assim, eram operadas por pessoas, sem nenhuma segurança.

O tempo passou, as máquinas evoluíram, as pessoas ficaram mais conscientes e exigentes, a legislação trabalhista se desenvolveu, e, hoje, não se pode mais instalar uma indústria sem se preocupar com a segurança e o conforto dos trabalhadores. Oferecer um ambiente seguro e produtivo é, nos dias atuais, um fator competitivo, para as empresas, que, aos poucos, modernizam seu parque industrial, no intuito de sobreviver à concorrência e obter maiores lucros. Lado a lado com a segurança, caminha o conforto.

 O conceito de ergonomia envolve a aplicação do menor esforço para obter maior eficiência. À medida que um trabalho reduz o esforço do operário, tende-se a obter mais rendimentos, sem custos adicionais. Imagine uma fábrica com piso escorregadio, mal iluminada e cheia de obstáculos. Nesse ambiente, o esforço do operário, para não cair, desviar dos obstáculos e garantir sua segurança, consome uma energia que poderia, facilmente, ser aplicada em atividades produtivas. Além disso, no momento em que o operário estiver cansado e se descuidar, pode sofrer um acidente.

São muitas as técnicas para deixar o piso mais firme. Uma delas, e a mais recomendada, seguindo padrões e normas de segurança, estabelecidas pela ABNT, é usar pisos emborrachados, como os tapetes e estrados de segurança, distribuídos pela Instrutoy Pisos.

As leis trabalhistas e as normas de segurança estabelecem situações em que o piso deve ser antiderrapante. Nesses casos, o piso emborrachado oferece uma série de benefícios, como, ser é isolante térmico, isolante elétrico, isolante acústico, não proporcionar escorregões, mesmo se estiver molhado, ser fácil de instalar, entre outros. Trata-se, portanto, de uma excelente opção, para oferecer mais segurança e conforto, aos trabalhadores.

FAÇA UMA PERGUNTA!

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>