Muito se fala em ergonomia voltada para móveis de escritório, locais que precisam de cadeiras ajustáveis e mesas adequadas. Porém, o que muitas pessoas se esquecem é que o trabalhador que atua em pé também necessita de cuidados especiais.
De acordo com a Norma Regulamentadora 17, o profissional que trabalha em pé precisa ter descanso durante o expediente. Embora isso ajude bastante, não é suficiente. É necessário oferecer itens de trabalho que diminuam o desconforto, o risco de traumas físicos e permitam que o colaborador atue em perfeitas condições, evitando lesões laborais.
Trabalhador que se sente bem e não tem dores ou lesões resultantes da forma como atua no trabalho, consequentemente, acabam produzindo mais.
Trabalho em pé pode causar lesões
Quem fica muito tempo em pé, na hora do trabalho, pode sentir dores nas pernas, na lombar, além de sofrer com a sobrecarga nas articulações. Quando o profissional se movimenta pouco, como acontece com os balconistas, por exemplo, o cansaço poderá acometer o profissional em pouco tempo. Colaborador cansado não produz tão bem quanto poderia, concorda?
Além disso, muito tempo em pé pode levar a alterações posturais, dores na sola dos pés, artrose e até problemas circulatórios. Para evitar tudo isso, a empresa pode e deve oferecer aos seus colaboradores um espaço no qual tenha sido instalado o tapete antifadigas.
Como o tapete antifadigas pode ajudar?
Esse produto, quando instalado corretamente, reduz o cansaço nos pés e pernas, além de estimular a circulação. Ele também atua na prevenção de câimbras e amortecendo impactos.
Pode ser usado tanto para quem fica em pé e parado, manuseando máquinas, por exemplo, quanto em áreas nas quais os colaboradores transitam com frequência, como em setor de embalagens e de transporte de cargas.
Os tapetes antifadigas podem ser usados nos mais variados setores como:
- Recepção de hotéis;
- Linha de montagem;
- Perto de balcões de lojas;
- Transportadores, na área de carregamento de caminhões;
- Setor de embalagens;
- Salas de aulas;
- Perto de maquinários, entre outros.
Ao oferecer o tapete antifadigas, o empregador dará melhores condições de trabalho para o colaborador. Esse, por outro lado, ganha em saúde e sofre menos com dores resultantes da função desempenhada. Como consequência, acaba produzindo mais e desempenhando a sua função na organização de forma mais eficiente.
Além disso, a instalação dos tapetes corretos irá também diminuir o número de colaboradores com afastamento médico resultante de lesões de trabalho, como dores ou inflamações nas articulações.
A Instrutoy Pisos conta com dois tipos de tapetes antifadigas, que ajudarão você a oferecer o melhor para a sua equipe. Entre em contato conosco e faça o orçamento agora!