Muitos profissionais com empregos em escritórios, varejo ou outras possibilidades comercias de baixo risco podem achar que sua segurança no trabalho está garantida. No entanto, acidentes de trabalho não estão reservados apenas a quem faz parte de um emprego perigoso ao ar livre. Ano após ano bilhões de reais são gastos em receitas médicas para funcionários com problemas relacionados ao trabalho em escritórios, como por exemplo, quedas ou lesões por movimentos repetitivos. Seguir alguns passos simples podem fazer com que a segurança seja um assunto prioritário em seu local de trabalho.
Preparação
É impossível prevenir acidentes completamente. Essa noção é importante para entender que seu local de trabalho deve estar preparado para lidar com um acidente inevitável a qualquer hora. Tenha disponíveis kits de emergência em locais de fácil acesso e comuns a todos no escritório. Além disso, os vendedores desses kits devem fornecer treinamento para que seu conteúdo seja aproveitado. Se se local de trabalho tiver um desfibrilador disponível, se certifique de que os funcionários sabem como utilizá-lo.
Antecipação
Uma das maiores armas contra acidentes é a antecipação de como e quando eles podem acontecer. Para locais de trabalho, isso pode ser simples: a instalação de detectores de fumaça e extintores já é uma das medidas mais corretas. Tapetes anti fadiga, como os da Instrutoy Pisos, auxiliam o funcionário a coordenar o cansaço e previnem quedas. Escritórios com passagens mais abertas previnem colisões e equipamentos pesados, como computadores e impressoras devem ficar firmemente presos à sua superfície.
Manutenção regular
Assegure-se de que a manutenção do prédio esteja em dia nos seguintes quesitos:
- Tapetes rasgados;
- Fiação defeituosa;
- Trilhos soltos;
- Janelas rachadas.
Esses itens são utilizados diariamente e fazem parte do local comum dos funcionários, regularmente são deixados de lado devido à pressa do dia a dia. A manutenção regular de extintores, detectores de fumaça ou monóxido de carbono também se faz necessária, e os funcionários devem ser autorizados a passar pedidos de manutenção para a diretoria.
Conscientização
Forme um comitê de segurança com a equipe e promova encontros semanais. Este método pode parecer redundante, mas é de fato necessário, uma reunião mensal ou bimestral para discutir todas as questões de segurança é um excelente modo de manter a equipe unida e alerta acerca desse assunto, afinal, isso acontece para eles mesmos.
Comunicação aberta e respeitosa é a chave para prevenção de acidentes!