Investir em um ambiente ergonomicamente viável ao trabalhador é o mesmo que investir no futuro da empresa, renovando as formas de trabalho e aumentando a satisfação dos colaboradores, que trabalham mais satisfeitos e seguros. Em longo prazo isso influencia na qualidade de serviço prestada, evitando acidentes de trabalho e afastamentos.
As regiões do corpo mais afetadas por distúrbios osteomusculares são: lombar, ombros, joelhos, cervical, punhos e mãos, e as principais queixas de baixa produtividade em fábricas são:
- Dor;
- Cansaço;
- Formigamento;
- Queimação;
- Fadiga.
Aqui estão listadas algumas dicas que farão com que o ambiente de trabalho se torne mais agradável e menos perigoso.
- Distribua todos os EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) necessários para seus funcionários, eles fazem grande diferença e são obrigatórios por lei.
- Bem como os EPIs, faça com que os EPCs (Equipamentos de Proteção Coletiva) estejam em ordem.
- Faça campanhas de prevenção de acidentes e lembre seus colaboradores tem o dever de utilizar os EPIs e EPCs.
- Em caso de acidente, procure o que o causou e previna que aconteça novamente.
- Tenha sempre à disposição uma empresa de emergência e kits emergenciais.
- Faça treinamentos contra incêndios e sempre tenha mantenha seus equipamentos de emergência em validade, tais como macas e extintores.
- Invista em um piso de qualidade para que seus trabalhadores não tenham problemas de circulação. Os pisos da Instrutoy são antifadiga e ideais para funcionários que passam muito tempo de pé.
- Sempre confira todo o maquinário antes de coloca-lo para funcionar, além disso, faça manutenções regulares em todo o local.
Com essas dicas, seus trabalhadores sentirão mais firmeza na empresa e terão um aumento significativo de produtividade. Lembre-se, o empregador é sempre responsável pela segurança de si mesmo e de seus trabalhadores, e isso significa prevenir acidentes e garantir um ambiente saudável.