Infelizmente os acidentes de trabalho são inevitáveis em qualquer ambiente corporativo, principalmente nas indústrias, o que não quer dizer que não ocorram em escritórios ou ambientes menores e mais controlados, mas o que importa é que eles devem ser prevenidos a qualquer custo, afim de garantir benefícios em todos os setores da empresa.
Os riscos de lesões por quedas e escorregões, por exemplo, caracterizam o tipo mais comum de falta de segurança no ambiente de trabalho, pois nunca se sabe o quanto uma queda pode machucar um funcionário, e para evitar acidentes, é necessário retirar o risco em sua origem, garantindo assim total tranquilidade na hora do trabalho.
Dicas para prevenção eficaz de acidentes no local de trabalho
- Organização
- Mantenha o local de trabalho limpo e arrumado, impedindo que haja obstáculos pelo caminho e entre os andares. Remova lixo e outros possíveis resíduos que possam atrapalhar a passagem de pessoas.
- Limpeza deve ser feita da maneira correta
- Existem tipos de piso, por exemplo, que não podem ser encerados pois ficam muito lisos e escorregadios, por isso o tipo de produto e equipamentos utilizados para a limpeza devem ser analisados com atenção anteriormente.
- Iluminação
- Em um local de trabalho com luzes mal distribuídas e fracas, que não suprem a necessidade mínima dos funcionários, a chance de acidentes é muito maior, pois não a certeza de que se possa caminhar com segurança e enxergar o trajeto devidamente, e isso pode causar tropeções e consequentes quedas, por isso a iluminação deve ser extremamente planejada em qualquer ambiente corporativo.
- Verificação dos pavimentos
- Primeiramente, todos os pavimentos devem estar equipados com pisos ou tapetes de segurança, pois assim a segurança dos trabalhadores é garantida. No entanto, todos os tipos de pisos e tapetes precisam ser verificados com certa frequência, pois após muito tempo eles podem necessitar de manutenção para assegurar que não haja perigos como buracos, tapetes soltos ou fissuras e a superfície seja sempre regular.
- Deve-se ter em mente que a superfície é sempre condizente com a função que é desempenhada naquele local, portanto o tipo de piso vai depender principalmente do tipo de funcionário que executa seu trabalho ali. Certos locais precisam de tapetes isolantes, por exemplo, por serem muito próximos de fontes de energia elétrica.
- Outro ponto importante a se considerar é o material do tapete, pois para certos locais onde existe o risco de derramamento de óleo e outras substâncias químicas, não é todo o tipo de material que será considerado adequado.
- Escadas
- Corrimãos, antiderrapante nos degraus, visibilidade e sinalizações são os principais quesitos que devem ser levados em conta na hora de equipar uma escada. Caso seja um local escuro, a iluminação deve ser forte o suficiente para que se enxergue todos os degraus sem nenhuma parte do trajeto no escuro. Vale lembrar também que se a escada fizer uma curva, os corrimãos devem ser contínuos, sem espaço entre as partes.
- Calçados
- Os trabalhadores devem estar sempre com equipamento de proteção correto, e isso inclui os sapatos. Para cada tipo de piso, um sapato é melhor que outro, e o funcionário deve utilizar sempre o sapato perfeito para sua função.
Para mais dicas de prevenção de acidentes e opções de produtos para segurança de seu local de trabalho, confira o site da Instrutoy Pisos!