Muitas doenças ocupacionais são consequentes dos riscos ergonômicos aos quais os colaboradores são submetidos. Para a pessoa acometida, dores, cansaços e lesões, que nem sempre podem ser corrigidas.
Já para os contratantes, profissionais com doenças ocupacionais se afastam do serviço por causas médicas, produzem menos e são menos felizes no ambiente laboral. Dessa forma, para o bem da equipe e da empresa, é preciso conhecer os riscos ergonômicos e fazer o possível para evitá-los, seja com o uso de Equipamentos de Proteção Individual ou com investimento em Equipamentos de proteção coletiva.
Problema postural é um dos riscos ergonômicos
Pessoas que passam muito tempo sentadas no trabalho ou que carregam peso, como as do setor de carga e descarga, por exemplo, têm mais risco de sofrer as consequências da má postura.
Dores nas costas, lesões e enfraquecimento muscular estão dentre os problemas.
Como consequência, o profissional pode desenvolver o quadro de DORT (Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho).
Movimentos repetitivos
Pessoas que trabalham em computadores ou outras tarefas que obrigam a fazer movimentos repetitivos, têm mais risco de desenvolver LER. A doença ocupacional conhecida por esse nome é a abreviação de Lesão por Esforço Repetitivo
A pessoa acometida sofre com dores, dificuldade de movimento na região afetada e, muitas vezes, precisa parar de trabalhar.
Levantamento de cargas pesadas
As chances de desenvolver lesões de coluna são maiores para quem levanta peso. Além disso, muitas vezes sofre lesões nos ombros e braços.
Por isso, é preciso ter muito cuidado no setor cujos profissionais carregam peso. Eles não podem levantar mais peso do que a capacidade.
Excesso de trabalho
É comum a pessoa, quando trabalha demais, começar a ter postura inadequada ou apresentar quadros de estresse físico e mental. Por isso, quando o trabalho é muito intenso e a carga horária muito pesada, as chances de desenvolver doenças laborais aumentam.
Além disso, muitas vezes o colaborador passa a ter doenças como:
- Hipertensão arterial;
- Transtorno de ansiedade;
- Depressão;
- Doenças do trato gastrointestinal;
- Úlceras e gastrite.
Iluminação deficiente
Quando a iluminação do local de trabalho é ruim, acaba afetando a vista do colaborador. Além disso, coloca a equipe em risco, já que tem mais dificuldade em enxergar equipamentos, entre outros.
Além disso, a baixa luminosidade leva à fadiga visual, deixa os olhos vermelhos, dolorosos e lacrimejantes.
Muitas das doenças citadas podem ser evitadas ou pelo menos ter os riscos minimizados com o uso de Equipamentos de Proteção Coletivas. Na Instrutoy temos o que você precisa. Faça um orçamento conosco agora mesmo!