O trabalho, além de ser uma forma de aquisição de recursos para a subsistência, deve ser, também, uma atividade capaz de proporcionar prazer e realização pessoal. Todas as pessoas precisam se ocupar com atividades produtivas, para que tenham saúde psíquica. Por mais que tenham autonomia financeira, pessoas que não fazem nada acabam tendo problemas de saúde.
No entanto, muitas pessoas acabam adoecendo ou se ferindo no ambiente de trabalho. Além dos acidentes que causam danos visíveis e imediatos na pessoa, levando ao afastamento do trabalho, deixando ou não sequelas, outros problemas, menos evidentes, atingem os trabalhadores. São as LER (lesões por trabalho repetitivo) e as DORT (distúrbios orteomusculares resultantes do trabalho). Além disso, alguns trabalhos são insalubres, penosos ou perigosos.
As empresas devem mapear os riscos do trabalho, oferecer o máximo possível de segurança à seus trabalhadores, orientar os trabalhadores sobre os riscos que correm, compensar pelo trabalho penoso, insalubre e perigoso e reparar os danos causados a seus trabalhadores com tratamento médico e indenizações. Apesar disso, muitas pessoas acabam acumulando lesões ou adquirindo incapacidades em função do trabalho, nem sempre, sendo tratadas de forma justa, pois, em muitos casos, fica difícil associar a doença ao trabalho, de forma objetiva. Uma pessoa com lesão na coluna, por exemplo, pode ter desenvolvido o problema no trabalho ou em casa.
No entanto, alguns fatores ambientais na empresa, são, potencialmente, causadores de lesões ou doenças. É o caso dos problemas nas instalações. Mesas e cadeiras inadequadas podem causar problemas na coluna, nos ombros, nos punhos. Podem, ainda, favorecer o desenvolvimento de doenças venosas, como a trombose, se o trabalhador ficar muito tempo sentado com as pernas mal posicionadas. Pisos escorregadios podem obrigar o trabalhador a fazer esforços muito grades na coluna, nas pernas e concentrar, demasiadamente, os músculos para manter o equilíbrio. As quedas podem causar sérios problemas. Por isso, um piso emborrachado, como o tapete antiderrapante, pode reduzir muito as ocorrências de quedas e lesões no ambiente de trabalho, pois é leve, resistente e confortável, sendo ideal para áreas úmidas e molhadas.