Dores nas costas atingem quem trabalha em pé

Dores nas costas e na coluna não são problemas de hoje. Relatos de cerca de 5000 anos atrás, vindas dos egípcios, já davam conta de preocupações com a coluna vertebral e suas patologias. Há muito tempo atrás, descobriu-se que as alterações da anatomia da coluna vertebral, provocadas por doenças, traumatismos e processos degenerativos, causavam sérios transtornos mecânicos que, por sua vez, eram responsáveis pelas deformidades ou dores nas costas.

A dor nas costas é causada pela má postura, falta de exercícios físicos, que movimentem e nutram os discos intervertebrais e, também, pela fraqueza muscular. Durante um dia de trabalho, principalmente, quando o campo de atuação são linhas de montagem, muitos trabalhadores acabam sendo forçados à assumirem uma postura cansativa e incorreta, de pé, que não apenas causa esforço muscular excessivo, como, também, aumenta a pressão hidrostática do sangue, presente nas veias das pernas, levando ao acúmulo progressivo de líquidos tissulares, nas extremidades inferiores, causando a sensação de desgaste e cansaço, que atinge a grande maioria dos trabalhadores que passam longos períodos de pé.

Por que isso acontece?

O processo não é simples de entender, mas vale a explicação! Nossa medula espinhal possuí um corno posterior, que apresenta, em sua matéria cinzenta, uma lâmina terminal, o núcleo central e, dentro dele, uma substância gelatinosa.

O peso do nosso corpo exerce uma pressão importante no eixo da coluna vertebral, que faz com que a água contido nessa substância gelatinosa do núcleo saia pelos orifícios do plano vertebral, direto ao centro dos corpos vertebrais. Ao final o dia, o núcleo encontra-se menos hidratado e espesso, do que o normal. Já durante a noite, com o repouso do corpo, a pressão que é exercida sobre o disco acaba por diminuir bastante, dado ao corpo encontrar-se em estado de relaxamento. Então, o inverso ocorre, quando o núcleo atrai a água, voltando, ao final da noite, para sua espessura inicial. O que implica dizer que, para voltar à sua espessura normal, o disco necessita que tenhamos um bom período de repouso contínuo.

As dores ocasionadas pelas posturas em pé aparecem devido ao acúmulo de sangue nas malhas venosas das pernas, podendo haver aumento de tensão muscular e dificuldade com trabalhos de precisão. O que também pode acontecer é o surgimento de dores lombares, com um encurtamento sério de iliopsoas.

Como evitar ou remediar essas dores?

Todo tipo de dor causada por posturas inadequadas pode ser combatida, através da compreensão do funcionamento do nosso corpo. A educação relativa a postura também pode ser utilizada, com propósito de possibilitar à pessoa ser capaz de proteger seus músculos de lesões, de acordo com as condições de vida, pessoal e profissional, que ela leva. Até mesmo a ginástica laboral deve prever exercícios que estimulem a circulação sanguínea dos membros inferiores, compensando a pressão hidrostática do sistema venoso e minimizando o surgimento de complicações oriundas da má circulação do sangue, como as temidas varizes e edemas dos tecidos nos pés e nas pernas.

Também é papel da empresa disponibilizar, á todo seu corpo de colaboradores, os equipamentos de proteção adequados, como tapetes de borracha, que visem maior ergonomia e combatam a fadiga provocada pela jornada diária. Esses tapetes possuem a capacidade de adequação ao espaço de aplicação, proporcionando maior conforto e durabilidade.

O Tapete Antifadiga Érgonos, por exemplo, é feito a base de espuma de borracha macia e flexível, que atenua a fadiga e o cansaço. Também pode ser usado como isolante térmico, acústico e elétrico, além de amortecer impactos. Fabricado em conformidade com as normas vigentes pela NR-17, sobre ergonoia no ambiente de trabalho.

FAÇA UMA PERGUNTA!

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>