As normas de segurança no trabalho visam garantir que o colaborador possa exercer a sua função em segurança, correndo os menores riscos possíveis. Claro que há algumas profissões que mesmo com todos os equipamentos de proteção coletiva e equipamentos de proteção individual, seguem sendo arriscadas. Contudo, sem o uso deles o risco seria ainda maior.
Embora esses cuidados sejam exigidos por lei, a empresa também ganha. Afinal, o investimento em segurança de trabalho ajuda a empresa a melhorar a produtividade da equipe e, consequentemente, os ganhos.
O que é segurança do trabalho?
Trata-se de um conjunto de ações que visa diminuir as chances de acontecer um acidente ou de que o colaborador sogra uma lesão dentro do ambiente de trabalho. Para que isso seja possível, a empresa deve investir em equipamentos de proteção individual, como botas, óculos e luvas; equipamentos de proteção coletiva, como tapetes antiderrapantes e tapetes isolantes; e treinamento da equipe. Afinal, para tudo dar certo, é preciso que as pessoas saibam como fazer uso de todos esses equipamentos de forma correta.
Além disso, a empresa deve submeter a equipe à avaliação médica periódica, bem como fazer a troca do EPI sempre que necessário.
Para que tudo isso seja feito da melhor forma, a empresa precisa ser avaliada, ter um:
- Mapa de risco;
- Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA);
- Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT);
- Programa de Prevenção dos Riscos Ambientais (PPRA);
- Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO).
Qual a relação entre segurança do trabalho e produtividade?
Agora que você já sabe sobre a necessidade de cuidar da segurança do trabalho, é importante compreender como isso pode ajudar a aumentar a produtividade.
Acontece que todo mundo se sente à vontade para fazer qualquer atividade, quando se sente seguro para isso. Dessa forma, o investimento em equipamentos de proteção coletiva e equipamentos de proteção individual faz com que a pessoa se sinta mais à vontade para desempenhar a sua função.
Além disso, o uso correto de equipamentos de proteção coletiva e equipamentos de proteção individual evita que o colaborador tenha dores e doenças consequentes da atividade laboral. Dessa forma, a pessoa se sente melhor e mais disposta. O resultado é um melhor desempenho dentro da empresa.
Dessa forma, podemos dizer que quando a empresa investe em segurança do trabalho, ela recebe um retorno na produtividade. Consequentemente, tem um retorno financeiro.
Na Instrutoy pisos você encontra equipamentos de proteção coletiva para a sua empresa. Faça um orçamento!