Quando pensamos em EPC, logo nos vem à mente tapetes, pisos e grades de proteção, por exemplo. No entanto, a abrangência dos equipamentos de proteção coletiva é muito maior do que isso, alguns EPCs não necessariamente são para proteção de um coletivo.
“Mas porque EPC então?”, você pergunta. A resposta é simples: eles protegem o coletivo, mas não necessariamente quanto se está em coletivo, podendo proteger todos os indivíduos separadamente, e nem assim deixando de ser para proteção coletiva.
Por mais que pareça estranho, eles são muito mais comuns do que você imagina, e ao ver alguns exemplos abaixo talvez você refaça seu conceito a respeito do significado de EPC.
- Placas sinalizadoras
- Corrimãos
- Ventiladores
- Purificadores de água
- Chuveiros e lava-olhos
Além disso, nem sempre esses equipamentos são de uso de um coletivo como os listados acima. Eles podem ser somente de uso coletivo, comum a todos os funcionários. A lista de EPCs desse tipo se estende desde um cinto de segurança para alturas até mesmo uma máscara de solda.
Por isso, é importante que certos cuidados sejam tomados com o uso desses equipamentos em especial, visando manter a integridade do objeto e não acabar por dificultar o trabalho do próximo a utilizar por causa de uma atitude equivocada.
Alguns cuidados que devem ser tomados com esses EPCs:
- Use-os apenas para a finalidade que são destinados.
- Tome para você a responsabilidade por guardar e conservar o equipamento.
- Comunique qualquer defeito ou alteração que notar para o próximo que for utilizar.