Você certamente já ouviu falar na palavra ergonomia, mas a aplicabilidade dela pode ser um pouco confusa. Afinal, o que vale para escritório, não é o mesmo que a equipe que trabalha em indústrias precisa. Cada grupo de colaboradores necessita de um tipo de cuidado especial para que a ergonomia seja mantida.
Por isso, para estabelecer os acessórios e instrumentos necessários para cada uma das equipes de colaboradores, é preciso entender como a rotina de atuação funciona e como o organismo do profissional é afetado.
O que é ergonomia e quais o tipos?
Muito se fala em ergonomia, mas afinal, o que é isso? A palavra pode até parecer um pouco confusa, mas o significado é simples. Ergonomia nada mais é do que a interação das pessoas com o ambiente de trabalho, ou seja, como o local no qual a pessoa atua e os instrumentos que ela usa colaboram positivamente ou não para o seu organismo e para a sua saúde.
A ideia desse estudo é melhorar as condições de trabalho, oferecendo um ambiente mais adaptado ao estilo de serviço, visando minimizar o desconforto. Como consequência, obtém-se segurança e bem-estar.
Assim, a ergonomia na indústria recebe diferentes tipos de classificação como:
- Ergonomia de correção: focada em corrigir problemas com temperatura, iluminação, barulho e dimensão;
- Ergonomia de concepção: altera o ambiente de trabalho quanto à organização. Foca no uso correto dos equipamentos e em realizar ações para melhorar a postura dos colaboradores;
- Ergonomia de conscientização: tem como meta informar a equipe sobre as melhores maneiras de realizar o trabalho quanto à questão de postura. Através de cursos, palestras e até treinamentos práticos, mostra para a equipe como usar os equipamentos de forma que prejudiquem menos ou não prejudiquem a saúde;
- Ergonomia participativa: foca na criação de um Comitê Interno de Ergonomia (CIE) que vai atuar conscientizando a equipe.
Como a falta de ergonomia pode ser prejudicial?
Quando uma função na indústria exige que o colaborador faça muito esforço físico, há risco de lesões musculares acontecerem. Isso torna-se ainda mais sério quando a postura não é adequada ou quando o ambiente não é propício e adaptado para que a função seja desempenhada.
Por exemplo, se em um corredor de carga e descarga de material não for colocado um piso que absorva impacto, os funcionários, que estão carregando peso, caminharão e terão todo o impacto do pisar, com a carga nos braços, levado para as suas articulações. Com o tempo, as dores e as lesões farão com que ele precise se afastar por problemas de saúde.
Já se o chão tiver um piso adequado, que seja antiderrapante e tenha boa absorção de impacto, as chances das lesões acontecerem diminui.
Isso vale para todas as áreas da indústria. É por isso que a Instrutoy trabalha com os melhores produtos. Faça um orçamento e garanta a saúde da sua equipe.