O estrado isolante elétrico da Instrutoy Pisos de Segurança atende as classes 0, 1 e 2 de isolação elétrica de até 20000 volts (20kv).
Normalmente, o estrado isolante elétrico é aplicado para garantir a segurança do trabalhador contra descargas de eletricidade em áreas consideradas como de alto risco.
Aplicado normalmente em cabines primárias, cabines secundárias, subestações de energia e centros de controle de motores (CCM) o estrado isolante elétrico é um equipamento de segurança obrigatório para garantir a tranquilidade do empregador e do trabalhador.
Considerado como um EPC (Equipamento de Proteção Coletiva) o estrado isolante elétrico tem seu uso previsto nas normas NR-10 (serviços de eletricidade, baseada na norma NBR técnica – 14 039 da ABNT).
Conforme as normas da NR-10, o estrado isolante elétrico é rigorosamente testado individualmente em laboratórios especializados para receber o código de rastreabilidade. O estrado isolante elétrico também recebe um selo de qualidade vinculado ao laudo de isolação elétrica de metodologia de ensaio, prescrita na norma ASTM D 149 – Material Isolante.
Detalhes: Estrado Isolante Elétrico
Características principais do Estrado Isolante Elétrico
Relação de todas as características do Estrado Isolante Elétrico da Instrutoy Pisos.
- Matéria prima de borracha: de propriedades isolantes naturais.
- Formato de estrado mantém a superfície isolante isenta de contato com elementos condutores e contribui para perfeita isolação elétrica.
- Constituição robusta que assegura longa vida útil ao piso.
- Amortecedor de impacto e vibração: estrutura flexível.
- Isolante térmico e acústico.
- Antiderrapante.
- Macio e confortável: características antifadiga. Evita doenças ocupacionais, proporcionado bem–estar e produtividade.
- Passível de recorte para acomodação à geometria do ambiente.
- Resistente a grande variação de temperatura.
- Fácil de remover e limpar.
- Admite acoplamento com rampas de borracha: bordas acessórias para travamento e prevenção de tropeçamentos.
Olá,
Percebi que existem diversos modelos diferentes para isolação elétrica, porém, não entendi o porquê do estrado isolante elétrico de borracha.
Será que você conseguem me ajudar?
Att,
Rodrigo Simão
Olá Rodrigo.
O fino tapete de borracha foi o primeira solução surgida como piso isolante em cabines de energia. Mas, o contato direto de toda a superfície com o chão, invariavelmente com algum grau de umidade, impedia um isolamento adequado. Passou-se então a adotar o estrado de madeira como base, porém os pregos e parafusos do produto são poderosos condutores de eletricidade, além de a madeira não ser exatamente o material mais apropriado para a aplicação.
A solução técnica perfeita então surgiu com a produção de um estrado feito inteiramente de borracha. Restava resolver o problema econômico representado pelo elevado custo da matéria prima. A utilização de uma estrutura produzida de grânulos oriundos de pneu reciclado, recoberta com fina superfície de borracha de altíssimo poder isolante finalmente faria do produto o piso ideal: perfeito isolante, robusto, durável, confortável e de baixo custo.
Espero ter ajudado!
Caso tenha outra dúvida, deixe seu comentário.
Antes de adquirir esse produto, gostaria de saber quando não é possível usar o estrado isolante elétrico de borracha? O local de utilização desse equipamento possui altos níveis de exposição a descargas elétricas.
Olá Rui.
O Estrado tem capacidade máxima de isolação de 20kV (Classe II). Para classes superiores, a única opção de piso isolante possível é Tapete de Borracha, que pode isolar até 70kV, cobrindo e ultrapassando portanto todas as classes de isolação elétrica. O potencial de isolação é proporcional a espessura do tapete. Os tapetes com espessuras compreendidas entre 9,5 e 12,7mm são aqueles de capacidade máxima.
Espero ter ajudado.
Tenho uma cabine secundária, onde os cabos estão expostos no chão, como a estrutura foi reaproveitada, não tenho como abrir canaletas no piso, minha ideia é fazer um piso sobrepondo estes cabos elétricos, vocês poderiam me ajudar??
Leandro
Olá Leandro de Castro Salles,
Transmitimos para o seu e-mail um orçamento do nosso Estrado Isolante Elétrico, compatível com as suas necessidades.
Leva-se em consideração que para utilizar o Estrado Isolante Elétrico é necessário que os cabos soltos sejam de espessura fina, para serem passados pela parte inferior do Estrado.
Caso o cabos sejam grossos, é indicado a utilização de um Piso Elevado.
Atenciosamente,
Carlos Eduardo Fontes