Evite processos por negligência

Por definição, acidente é um evento fortuito, imprevisível, inevitável. No entanto, determinadas atividades envolvem riscos bem conhecidos, apesar de poderem ser desenvolvidas sem que ocorram acidentes. Assim, é possível mapear os riscos e prever a possibilidade de acontecerem acidentes, tomando providências para evitá-los. A melhor forma de evitar acidentes automobilísticos é nunca andar de carro. No entanto, muitas pessoas andam de carro a vida inteira sem sofrer acidentes. Outras, nunca entraram num carro, mas, pela fatalidade do acidente, morrem atropeladas. Para minimizar essa possibilidade, foram criadas as leis de trânsito, que, no entanto, precisam ser fiscalizadas e cumpridas, para que funcionem.

O mesmo acontece com as empresas. Quem monta uma empresa deve conhecer todos os riscos envolvidos, preparar-se para reduzir, ao mínimo, esses riscos e reparar todos os danos decorrentes de sua atividade. Um empresário é responsável pela segurança de seus trabalhadores e de todas as pessoas afetadas pelas atividades de sua empresa. Para conseguir minimizar os riscos, deve seguir, fielmente, as normas técnicas, as leis trabalhistas, as orientações de seus técnicos e engenheiros. Ninguém pode alegar que desconhecia os riscos e as normas de segurança.

Dessa forma, uma empresa que fabrica peças metálicas, manuseando equipamentos cortantes, solda elétrica, metais aquecidos, luzes intensas e barulhos intensos tem que saber que seus trabalhadores podem ter problemas com as ferramentas, sofrer choque elétrico, sofrer queimaduras, choque térmico, cegueira, surdez, quedas, traumatismo por impacto, dentre outros. Se todas as medidas para evitar acidentes forem tomadas, como uso de equipamentos adequados à proteção do trabalhador, a empresa não poderá se acusada de negligência, no caso de um acidente.

Uma das medidas de grande importância é prevenir-se contra ambientes onde os acidentes são, naturalmente, mais propícios de acontecerem.

FAÇA UMA PERGUNTA!

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>