A Samsung, gigante coreana do ramo de aparelhos eletrônicos e atual líder no segmento de vendas de smartphones, em todo o mundo, está prestes a ser processada, pelo governo brasileiro, por não proporcionar condições adequadas ao trabalho de seus funcionários, em uma fábrica da empresa, no estado do Amazonas.
De acordo com o Ministério Público do trabalho, que, devido à isso, exige mais de 100 milhões de dólares, em danos, funcionários da fábrica chegavam a trabalhar, até, 15 horas diárias, sendo, 10 delas, em pé. Algumas jornadas de trabalho, inclusive, chegavam se estender por 27 dias, consecutivos.
A fábrica, localizada em Manaus, capital do estado, é uma das maiores fábricas da gigante coreana, no mundo, e responsável por fornecer produtos para toda a América latina, empregando cerca de seis mil funcionários, no total.
Em sua defesa, a Samsung informou que está avaliando o ocorrido, prometendo cooperar com as autoridades brasileiras.
Essa não foi a primeira vez que a empresa sofreu com acusações por más condições de trabalho. A companhia enfrenta, atualmente, cerca de 1.200 queixas legais, por parte de trabalhadores, na região de Manaus.
A Instrutoy Pisos sempre incentivou e continua enfatizando a importância do uso de estrados e tapetes de proteção adequados aos pisos de trabalho, exatamente, por sabermos das graves conseqüências que o trabalho diário e contínuo de pé, pode causar. Em condições extremas, as consequências de longas horas trabalhando com a curvatura ereta podem ser severas e irreversíveis…
Matéria original publicada n’O Estado de S. Paulo, versão online