Em meados dos anos 60 e começo da década seguinte, os calçados e equipamentos de proteção brasileiros já começavam a ser requisitados, com muito mais frequência, por compradores de fora do país.
Em meio a esse cenário de evidente crescimento, um grupo de empresários enxergou, nessa tendência, uma forma de estabelecer métodos e padrões que certificassem e dessem credibilidade as produções da indústria coureira-calçadista brasileira. Dessa maneira, surgiu o Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Afins (que, com o tempo, deu lugar ao termo “artefatos”), também conhecido pela sigla IBTeC.
Com o passar dos anos, o IBTeC foi ganhando o respeito e a confiabilidade do mercado brasileiro, sendo reconhecido, hoje, como o mais competente complexo de laboratórios de pesquisas e ensaios do sistema de couro e calçados, do Brasil.
Com as crescentes mudanças de perfil do mercado e dos consumidores, o IBTeC se manteve atento, procurando antecipar soluções para seus setores de atuação, que visem mais do que o conforto, design e tecnologia, focando, também, na sustentabilidade e na preocupação com o futuro. Para isso, o instituto conta com um corpo respaldado por pós-doutores, doutores, mestres e técnicos, que oferecem todo o aporte tecnológico e científico, necessário para avaliações de biomecânica, ensaios de biodegradabilidade, substâncias restritivas, testes físicos mecânicos, em materiais e produtos acabados, e todos os laudos e testes necessários para a indústria coureira-calçadista e ergonômica, do país.
Tal expertise proporcionou ao IBTeC chegar a marca de cerca de 30 mil procedimentos realizados, anualmente, somando-se as consultorias e os ensaios em seus laboratórios, que garantem a mais alta precisão, em todos os procedimentos realizados, para seus clientes.
Para se manter sempre um passo a frente do esperado, O IBTeC está associado a importantes organismos, como a Embrapii, a Rede Rets e o Sibratec, além de estabelecer contínuos convênios com instituições de ensino, brasileiras e europeias, a fim de alinhar suas pesquisas com as tendências do mercado atual.
O resultado disso pode ser visto em conquistas como o ISO 9001:2008, a acreditação de órgãos, como o Ministério do Trabalho e Emprego (MTe), na condição de instituição liberada para testes com EPIs que visem obter os Certificados de Aprovação (CA), assim como, também, a chancela do Inmetro, da Rede Metrológica do RS e do respeitado Instituto Inglês “Satra”.