Algo que algumas pessoas acabam por confundir, é o tema segurança do trabalho. Muitas acreditam que isto esteja relacionado, de forma direta, como, por exemplo, com questões de segurança de portaria, de prédios, estabelecimentos, entre outros locais. No entanto, é possível verificar que, muito mais do que isto, a segurança do trabalho ou, melhor especificando, do trabalhador, está relacionada à saúde física do empregado, seja qual for seu ofício. Isso é de extrema importância, para que você possa entender o quão necessária essa segurança é, e, sempre, foi, e adotar, para sua própria empresa, medidas semelhantes às que vamos exemplificar.
O que é:
A segurança e, também, a saúde do trabalho estão ligadas uma a outra, de forma direta, sendo que a segurança, por exemplo, está associada com questões que fazem com que o colaborador tenha total capacidade para exercer suas atividades, como, por exemplo, em locais de risco, onde é necessário que ele disponha de capacetes, para locais que tenham barulho, protetores auriculares, assim como também luvas, etc. O que poucas empresas e, consequentemente, funcionários, parecem levar a sério, é quanto a utilização de pisos de segurança e conforto, no trabalho. Os famosos tapetes e estrados de borracha.
Pode parecer que não, mas, um ambiente de trabalho, completamente, seguro, se faz, também, através do conforto e da comodidade. E, dentro desses quesitos, os tapetes antiderrapantes, antifadiga e isolantes elétricos exercem papeis fundamentais, pois evitam que o profissional sofra de desgastes corporais, nos pés, nas juntas e nas pernas, com o decorrer do tempo, além de protegerem contra temíveis escorregões, que podem acontecer, a qualquer momento – principalmente, quando o trabalho é realizado sobre piso escorregadio, como frigoríficos, por exemplo – e descargas elétricas de alta tensão, comuns em fábricas.
Sendo assim, o ideal é que todas as empresas realizem programas de segurança de trabalho, assim como também de saúde do trabalho, como, por exemplo, programas de ginástica laboral, para que não se tenha problemas de articulação, ou de coluna, entre tantos outros, que podem ser ocasionados por uma má postura, ou má utilização dos itens que são fornecidos, com o intuito de proteger o trabalhador.
Pode-se entender, então, de uma forma bastante clara, que a saúde do trabalho está ligada, de forma direta, afinal, à segurança do trabalhador, devendo ser feita com o auxilio profissional e de equipamentos adequados, para que os colaboradores e os profissionais não tenham problemas. Isso contribui para o melhor rendimento profissional e para que a empresa ganhe respeito, entre os funcionários, o que, consequentemente, acaba por fazer com que seus resultados, também, sejam melhorados. Benefício para as duas partes!