Isolantes elétricos são materiais que possuem pouca quantidade de elétrons livres, sendo capazes de resistir à passagem desses elementos e evitando que ocorra o choque elétrico.
Eles são essenciais em locais expostos constantemente à eletricidade, a fim de prevenir acidentes entre as pessoas que transitam ou trabalham nesses ambientes.
Quer entender melhor esse tema?
Então continue a leitura até o final!
Qual a importância dos isolantes elétricos?
Segurança é fundamental em qualquer atividade a ser executada.
Trazendo este conceito para um ambiente de trabalho, onde as pessoas se expõem constantemente a cargas elétricas, os isolantes elétricos se tornam indispensáveis para garantir a segurança e preservar a vida dos trabalhadores.
Neste sentido, inclusive, existe a Norma NR-10 regulamentada pela ABNT, que visa assegurar que todas as medidas necessárias estejam sendo aplicadas.
Dentro dessas medidas estão os Equipamentos de Proteção Coletiva e Individual (EPCs e EPIs, respectivamente). Um exemplo são as mantas isolantes, que têm o papel de isolar uma área ou objetos energizados.
Existem também os tapetes isolantes, que é um tipo de piso colocado nas áreas de exposição à eletricidade, com a função de evitar descargas etéricas.
Além de cabos, fusíveis e disjuntores que estão envolvidos na instalação elétrica e promovem o isolamento elétrico.
Mas atenção à qualidade dos produtos, pois um isolante de baixa qualidade pode não cumprir sua tarefa.
Conheça a capacidade isolante dos materiais
Apesar dos isolantes elétricos serem destinados a não passagem de elétrons, ainda sim cada material tem um nível que define até onde ele pode suportar a eletricidade.
O que define o seu limite é o que chamamos de rigidez dielétrica. No caso de tapetes isolantes, por exemplo, essa medição é dividida em classes.
- Classe I: suporta de 5 a 10 kv;
- Classe II: suporta de 10 a 20 kv;
- Classe III: suporta 20 a 30 kv;
- Classe IV: suporta de 30 a 40 kv.
Dessa forma, fique atento a esse detalhe, pois é sim possível que um isolante se torne um condutor em determinado momento, dependendo da carga elétrica em que ele for submetido.
Por este motivo, esses produtos passam por vários testes de capacidade até que seja possível atestar, mediante laudos, a capacidade suportada.
Na hora da compra, verifique esses laudos para garantir a segurança!
Quais os principais tipos de materiais isolantes?
Embora a borracha seja o isolante elétrico mais conhecido no mercado, existem muitos outros que também atendem à norma de segurança, como alguns plásticos e PVC específicos.
O tapete isolante, principal EPC, é utilizado em quadros elétricos, cabines de força primária e secundária, subestações de energia e centros de controle de motores.
Por fim, para se certificar de que um isolante elétrico é confiável, procure sempre comprar em empresas íntegras e de confiança, que forneça materiais acompanhados de etiqueta de conformidade com a NR10 e laudos técnicos.
A partir daí, será muito mais fácil a escolha do isolante elétrico ideal para a sua necessidade. E, é claro, conferindo absoluta segurança às atividades desempenhadas.
Conheça os nossos tapetes isolantes e conte com o suporte e a qualidade da marca que é referência no assunto!