O IBTEC – LABORATÓRIO ESPECIALIZADO EM ERGONOMIA – TESTOU O DESEMPENHO DO TAPETE ÉRGONOS E EXPEDIU LAUDO COMPROVANDO SUAS VIRTUDES.
ENSAIOS BIOMECÂNICOS COMPARARAM O EFEITO SOBRE O CORPO DE UM INDIVÍDUO NAS SEGUINTES CONDIÇÕES:
- Em pé sobre piso duro
- Em pé sobre o Tapete Érgonos
Resultados:
Teste de pressão plantar (planta dos pés):
Significativo decréscimo no pico de pressão plantar – 43% na região do calcâneo e 57% na região dos metatarsos. Essas são as regiões sujeitas a maior concentração do peso corporal, portanto a maior esforço e fadiga. Os índices representam a taxa de “flutuação” do indivíduo quando pisando no Tapete Érgonos.
Teste de amortecimento de impacto:
Redução de 65% no impacto causado pelo pisar. Este índice revela a taxa de aceitação do peso – acomodação confortável e harmônica do pé quando em cima do Tapete Érgonos.
Teste de vibração:
Atenuação de 12% da trepidação transmitida ao corpo ao caminhar sobre o Tapete Érgonos. Este ensaio mede o pico de Aceleração Tibial.
Conclusões:
Os dados obtidos permitem aferir com precisão a magnitude dos ganhos no uso do tapete. São claros os ganhos de conforto, bem estar e saúde do trabalhador submetido a uma rotina de trabalho em pé. Há uma clara correlação científica entre esses fatores e a produtividade.