A NR-10 estabelece as normas e condições necessárias para que o trabalhador, que atua com instalações elétricas e serviços com eletricidade, mantenha-se seguro enquanto presta serviço. Essa normativa, visa orientar e estabelecer regras com o intuito de garantir que o profissional poderá fazer os mais variados procedimentos, sem colocar a própria vida em risco.
Segundo a NR, ela se aplica à “fases de geração, transmissão, distribuição e consumo, incluindo as etapas de projeto, construção, montagem, operação, manutenção das instalações elétricas e quaisquer trabalhos realizados nas suas proximidades”. Cabe à empresa oferecer as condições necessárias e estabelecidas pela normativa, para garantir que o colaborador esteja seguro. Dentre os itens que devem ser usados, estão os tapetes e estrados isolantes.
NR-10 determina medidas de proteção coletiva
Uma das áreas abordadas pela normativa é o uso de medidas coletivas, que garantam a segurança do profissional. Como prioridade, ela estabelece que deve ser feita a desenergização elétrica. Porém, como em sempre isso é possível, a NR traz alternativas.
É nesse momento que ela cita o uso de outras medidas de proteção coletiva como:
- Isolar as partes vivas;
- Uso de obstáculos;
- Colocação de barreiras;
- Sinalização adequada;
- Sistema de seccionamento automático de alimentação;
- Bloqueio do religamento automático.
É nesta etapa que os tapetes e estrados isolantes podem e devem ser usados. Eles são escolhas adequadas para proporcionar as medidas de proteção coletivas solicitadas pela NR-10.
Como os tapetes e estrados isolantes podem ser úteis?
Os estrados de segurança são feitos de borracha e protegem o trabalhador. Eles atuam como amortecedores, isolantes térmicos, acústicos, elétricos e até como antiderrapantes. Para isso, é preciso escolher o modelo adequado para a área em questão.
Para atender o que a NR-10 pede, o indicado é optar pelo Estrado Isolante Elétrico, que pode ser usado em:
- Cabine primária,
- Cabine secundária,
- Subestação;
- CCM (Centro de Controle de Motores).
Ele atende a Norma Regulamentadora de Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade, baseada na norma técnica NBR – 14 039 da ABNT, e pode ser aplicado até em áreas de alto risco, como classes 0, 1 e 2 de isolação elétrica: até 20kV (20000 Volts).
Como alternativa, há também o Tapete Isolante Elétrico de Borracha, que é indicado também para EPC (Equipamento de Proteção Coletiva). O tapete pode ser usado em locais áreas de risco de descarga elétrica de baixa, média e alta tensão.
É possível encontrar tapetes específicos, de acordo com as classes de isolação elétrica – alta, média e alta tensão. A instalação é fácil e a segurança da equipe garantida.
A Instrutoy tem tapetes e estrados que atendem à NR-10. Deixe a sua equipe segura. Faça um orçamento conosco!