A NR 17 visa colocar em prática os estudos ergonômicos no ambiente de trabalho. Mas o que é ergonomia? Ergonomia consiste no conjunto de disciplinas que estuda a organização do trabalho no qual existam interações entre seres humanos e máquinas, procurando sempre encontrar meios de melhorar o bem-estar do trabalhador durante seu expediente.
Uma empresa que pauta seu negócio em função de questões ergonômicas demonstra, portanto, preocupação com a saúde e o conforto de seu funcionário dentre outros aspectos de bem-estar, gerando, assim, uma relação em que ambos os lados saem vitoriosos (a famosa e saudável relação win-win). Nessa inteligente visão, um funcionário que trabalha com os devidos cuidados ergonômicos tende a apresentar um desempenho muito acima daqueles que não usufruem de tais preocupações.
Posturas incorretas e lesões por esforços repetitivos acarretam diversos males que prejudicam e comprometem a saúde do trabalhador. Tais consequências negativas muitas vezes impossibilitam que esse indivíduo permaneça executando a mesma função em decorrência, por exemplo, de uma deficiência motora.
Podemos encontrar falhas no que se diz a respeito da aplicação de conceitos ergonômicos no ambiente de trabalho muitas vezes quando consideramos as cadeiras utilizadas em escritórios. É comum encontrar cadeiras que não tenham o braço digitador com regulagem de altura, algo inaceitável segundo os estudos da ergonomia. É comum, ainda, encontrar no ambiente de trabalho cadeiras que não possuem nenhum tipo de adaptador ao biótipo de cada usuário. Tais falhas podem parecer pequenas, mas na hora do resultado final acabam por resultar em grandes e desnecessários prejuízos à empresa.
Sempre atenta a novas tendências e exigências no que envolve a estrutura interna de escritórios e empresas, a Instrutoy Pisos possui um variado leque de opções de tapetes e estrados ergonômicos, os quais anulam o risco de acidentes por descargas elétricas, podem possuir um material antiderrapante, estimulam maior atenção e produtividade e protegem contra doenças ocupacionais.