Você sabe o que é um equipamento de proteção coletiva? O EPC, como é conhecido pelos profissionais de segurança do trabalho, são dispositivos de proteção que abrange o maior número de indivíduos no ambiente de trabalho. Tais mecanismos possuem o objetivo de preservar a integridade física dos trabalhadores e terceiros presentes no ambiente de trabalho, além de minimizar as perdas e riscos ou neutralizá-los.
O equipamento de proteção coletiva é regulamentado através de uma norma regulamentadora (ao todo, existem 36 normas), essas, por sua vez, formam um conjunto de requisitos e procedimentos relativos à segurança e medicina do trabalho, de observância obrigatória às empresas privadas, públicas e órgãos do governo que possuam empregados regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho – CLT.
É importante ressaltar que existem diferenças de um EPC para um EPI (equipamento de proteção individual). Neste caso, o último, trata-se de todo dispositivo ou produto, de uso INDIVIDUAL utilizado pelo trabalhador, destinado à proteção de riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho. Enquanto, o EPC – Equipamento de Proteção Coletiva trata-se todo dispositivo, sistema ou produto de uso COLETIVO, destinado à proteção e promoção da segurança e saúde no trabalho.
Para que você entenda melhor, imagine uma fábrica onde os trabalhadores precisam carregar uma quantidade x de carga. Como equipamento de proteção individual, o trabalhador deverá utilizar uma luva para não machucar suas mãos. Já como equipamento de proteção coletiva, a empresa pode colocar um piso ergonomicamente adequado e antiderrapante, como os oferecidos pela Instrutoy pisos, com o objetivo de minimizar os riscos de uma queda o ou acidente maior. Entendeu a diferença?
Veja mais alguns exemplos de proteção:
Equipamento de proteção coletiva
- Sinalização de segurança;
- proteção de partes móveis ou cortantes de máquinas e equipamentos;
- corrimão de escadas;
- pisos ergonômicos;
Equipamento de proteção individual
- Proteção auditiva: abafadores de ruídos ou protetores auriculares;;
- proteção visual e facial: óculos e viseiras;
- proteção da cabeça: capacetes;
- proteção de mãos e braços: luvas e mangotes;
Os tipos de equipamentos de proteção podem variar dependendo do tipo de atividade ou de riscos que poderão ameaçar a segurança e a saúde do trabalhador. Para que você saiba qual equipamento sua empresa deve adotar, recomendamos a consulta de profissionais da área que farão a vistoria do local para entender sua necessidade.
Lembre-se: tão importante quanto prevenir acidente é a preservação da saúde de quem trabalha.