Os pisos de segurança, como o próprio nome já diz, permitem mais segurança para qualquer lugar onde sejam colocados, mas existem tipos de pisos e suas devidas funções, para se encaixarem em quaisquer necessidades. Estes pisos podem ser usados com fins de evitar acidentes, como derrapadas, escorregões, deslizes e inúmeras outras possibilidades, mas podem também direcionar os indivíduos e protegê-los, como é o caso dos pisos isolantes de borracha, que protegem das correntes elétricas. Podem ser colocados em rampas, escadarias, passarelas, calçadas, plataformas e em todo tipo de acesso no chão. Confira neste artigo os tipos de pisos de segurança e a sua importância quanto ao uso.
A superfície de alguns tipos de piso é revestida com uma cama de silicone e é adicionada também uma camada de areia. A quantia de areia usada permite a escolha de um piso mais liso ou um piso mais estruturado, com as chamadas ranhuras. Eles são responsáveis por impedir o acúmulo de substâncias líquidas ou escorregadias, que podem facilitar a queda de quem circula em cima do local. Este é considerado um equipamento de segurança e também pode ser colocado em rampas e escadas sem problema algum. Sua principal função está associada a empresas e também calçadas, pois estas também sofrem a ação de chuvas e necessitam de atenção.
Outros tipos de piso
Os pisos com estrados também são responsáveis por impedir quedas. Eles também fortalecem toda a estrutura de um piso por possuírem um material plástico em sua composição, que se colocado devidamente (neste caso, lado a lado, como em um quebra-cabeças) fornece ainda mais segurança para quem transita sobre o local de aplicação. Existem ainda muitos outros tipos de piso, mas um dos mais utilizados é o piso de borracha. Além de possibilitar maior atrito e dificultar ao máximo os escorregões derivados de substâncias sobre o chão, os pisos emborrachados são responsáveis por impedir a propagação de fontes elétricas. A borracha, como um isolante, impede que quem esteja sobre o piso receba uma descarga elétrica. Suas medidas são variáveis e devem ser colocadas de acordo com as necessidades do local.