A atividade laborativa vem sofrendo cada vez mais mudanças. A uma ou duas décadas atrás, a importância da segurança no trabalho começava a ser debatida, de uma maneira bastante tímida, ainda. Antes disso, os trabalhadores eram vistos como máquinas. Seus direitos e condições básicas de segurança e conforto não eram respeitados. Mas graças a evolução dos direitos humanos, estas condições estão mudando. Hoje, uma empresa que não preze pelo conforto e segurança de seus funcionários tem grandes chances de ter problemas de ordem jurídica, como processos, indenizações, além de ficar publicamente muito mal vista.
Mas engana-se quem acredita que são apenas estes os problemas que as empresas que não prezam pela segurança e bem estar de seus funcionários enfrentam. Com a demanda legal que a segurança e o conforto no ambiente de trabalho muito aumentadas, alguns fenômenos foram sendo observados e despertaram a atenção de muitos estudiosos do comportamento humano. Começaram a ser observados, e para o espanto de muitos empresários, o investimento em segurança e conforto dos funcionários se reverteu em produtividade.
Para entender melhor este fenômeno, precisamos entender antes de mais nada um pouco de comportamento humano. O ser humano, por natureza é um ser produtivo. Nós por natureza gostamos de produzir coisas, de melhorar o ambiente em que vivemos.
Porém, quando esta atividade passa a ser remunerada e nem sempre conseguimos fazer só o que gostamos, ocorre um processo de desmotivação cumulativo. Além disso, temos uma necessidade de sermos reconhecidos, ter nosso trabalho visto e sentirmos que somos valorizados.
Você deve estar se perguntando, o que um texto sobre segurança e conforto tem a ver com comportamento humano, com motivações e tudo mais, não é? Pois eu lhe afirmo, tudo!
Alguém que trabalha num local onde se sente seguro, sabe que sua integridade física e saúde são importantes para o empregador, sente-se valorizado. Este sentimento de valorização é revertido em motivação, e gente motivada é gente produtiva. Além disso, um ambiente confortável é fundamental para que o empregado consiga manter sua produtividade com muito menos esforço. E qualquer empregador com o mínimo de visão sabe que quem consegue entregar mais, com menos esforço, dá mais lucro e fica mais satisfeito. Portanto, ambos saem ganhando. Isso deixa claro o quanto é fundamental para qualquer empregador ter funcionários felizes e motivados trabalhando. E se existem duas coisas que fazem este sentimento se aflorar são justamente a segurança e o conforto.
Mas nem a segurança nem o conforto são conceitos fáceis de serem aplicados, já que o ambiente laboral é altamente complexo. A começar pelo piso, que se não for adequado acaba prejudicando o trabalho ao longo do período. Um piso emborrachado, que não propague chamas, por exemplo, é o mais indicado para a grande maioria dos locais de trabalho. Além disso, este tipo de piso pode ajudar e muito na eliminação das tensões diárias. Em alguns casos, nem sempre o piso emborrachado é o mais indicado, mas no caso de fábricas e afins, ele ajuda, e muito, na melhora do conforto e segurança dos funcionários, e consequentemente na melhora de sua produtividade.