Durante um grande período, a atividade laboral nas empresas era oferecida com muitos riscos, falta de prevenção e com a possibilidade de acidentes evitáveis. Hoje em dia o empregador é muito mais cobrado pela legislação, que fica cada vez mais rigorosa, a fim de garantir a integridade física de seus colaboradores. Por isso, muitas adaptações e melhorias tiveram que ser feitas em quase todas as empresas e comércios. Mesmo com toda a legislação, ainda existem empresários que penam em investir na segurança de seus funcionários. Essa resistência mostra uma total incapacidade de empreendedorismo, pois um trabalhador que se vê em condições ideais se torna mais produtivo e traz mais retorno e lucros para a empresa.
É fato que a maioria das pessoas acha que só quem trabalha em atividades que envolvam riscos que precisam de segurança no trabalho. A verdade é que não é bem assim, e graças a esse tipo de pensamento, muitos acidentes acontecem sem a devida prevenção.
O tipo de empregador mais consciente do mercado deve entender que a maior parte de seu capital deve ser investido nos colaboradores, dessa forma, o retorno é mútuo.
Além disso, também são comuns as lesões ou problemas articulares e musculares que certas posições de trabalho causam no corpo em longo prazo. É importante que aspectos simples como iluminação, piso e estações de trabalho estejam devidamente adequadas a cada tarefa.
O piso é geralmente o mais esquecido dentre os citados, mas é um dos itens que mais necessita de atenção, pois representa uma grande porcentagem dos acidentes de trabalho. Um funcionário que necessita se deslocar muitas vezes dentro da empresa pode sofrer com quedas e falta de amortecimento adequado.
Tapetes emborrachados e antiestéticos são o melhor tipo para prevenção de quedas, e evitam a propagação de chamas ou correntes elétricas, garantindo a total segurança e conforto dos funcionários como um todo.
Investir em um ambiente seguro para o funcionário é algo que melhorará a produtividade. Um funcionário seguro e confortável é capaz de render mais e trabalhar motivado. A reparação pode ser pequena, como consertar uma iluminação ruim ou investir em um piso melhor, mas esses pequenos ajustes evitam problemas graves no futuro, tornando esse tipo de investimento um exercício de visão estratégica e uma prova de humanidade.