Sejam em prédios, lugares públicos, calçadas, lojas, fábricas, estabelecimentos comerciais ou quaisquer outros lugares que têm acesso ao público, é muito importante que se tenha a segurança sob os pés. Alguns acidentes causados por escorregões, tropeços ou demais formas, podem trazer prejuízos para os proprietários e ainda pior: machucar um indivíduo. É por isso que é de suma importância a existência dos pisos de segurança que impedem, não somente, deslizes, mas, também, podem deixar o andar mais confortável e proteger de possíveis correntes elétricas, por exemplo. Esses pisos podem ser usados tanto em calçadas quanto em escadarias, rampas, passarelas e plataformas, de todo tipo. Confira, neste artigo, a importância destes pisos para a segurança das pessoas e, também, os modelos disponíveis no mercado.
Importância dos pisos de segurança
Os estabelecimentos que não obedecem às normas de segurança de seus devidos lugares sofrem a aplicação de multas. Os pisos devem ser utilizados visando a saúde e segurança das pessoas, impedindo que caiam, auxiliando em sua orientação e, também, em seu conforto. Ficar exposto a pisos endurecidos e desconfortáveis, por muito tempo, pode trazer complicações graves à coluna, por exemplo. No caso das transições de pessoas em longos períodos de tempo, os problemas podem vir a se manifestar, nas articulações. Por isso, são usados, também, os tapetes antifadiga, que são macios e emborrachados, que permitem o ‘’descanso’’ dos membros e tornam essa ação menos cansativa.
Os materiais que são confeccionadas estas estruturas variam bastante. Os mais usados são os de borracha. Eles são responsáveis por diminuírem, consideravelmente, o risco de escorregões, por exemplo. Mas cada um tem sua especialidade, e devem ser dispostos em locais adequados. Os tapetes de borracha protegem de correntes de eletricidade e, ainda, são responsáveis por impedirem deslizes e possíveis quedas.