As causas mais frequentes de acidentes no trabalho, em todos os setores, ainda são quedas, escorregões e tropeções. E essas estatísticas não mudam nas indústrias pesadas ou leves, como escritórios, por exemplo. Muitas empresas ainda são desprovidas de segurança básica e necessária, que garante a proteção do trabalhador enquanto exerce suas funções.
Os grandes vilões são os escorregões e quedas, pois não há como prevê-los. Esse detalhe pode parecer mínimo, mas às vezes a empresa investe tanto em outros tipos de segurança que se esquece de trabalhar os mínimos detalhes, que fazem a diferença entre um ambiente realmente protegido e um que oferece potenciais riscos.
Mesmo disponibilizando os EPIs – Equipamentos de Proteção Individual, obrigação da empresa -, eles podem não ser suficientes para garantir de fato a segurança total dos funcionários. Um bom exemplo são as salas de frigorífico, na qual os trabalhadores, geralmente, recebem vestuário e calçados adequados, mas não contam com um local isolante, ou seja, permite que o funcionário trabalhe em um ambiente escorregadio. Nesse caso, de que adianta uma bota de borracha se o chão não é antiderrapante?
No caso dos frigoríficos – mas não apenas lá – o ideal é investir em uma linha de tapetes antiderrapantes, como o Estrado Antiderrapante Modular de Plástico, desenvolvido especialmente para ambientes úmidos e molhados. Seu material é:
- Isolante;
- Leve;
- Resistente;
- Modular;
- Removível;
- Higiênico
- Confortável.
Ele também serve para banheiros e vestiários, prevenindo escorregões comuns nestes ambientes.
Além disso, para o restante dos ambientes existe a linha de Tapetes Antiderrapantes com Furos, que também é capaz de evitar quedas em ambientes oleosos e com graxa. Ele possui isolante térmico e acústico, amortecedor de impacto e vibração, resistência a variações de temperatura, é fácil de limpar e durável.
Previna sua empresa, não a deixe vulnerável à acidentes que podem ser facilmente evitados com essas dicas.