Principais causas de acidentes em cozinhas industriais

Principais causas de acidentes em cozinhas industriais

Uma cozinha industrial é o local mais importante de qualquer restaurante. É nela que a magia dos pratos acontece, os funcionários se inspiram e tudo deve ocorrer de forma ordenada. Entretanto, pensando na agitação deste tipo de local, a Instrutoy Pisos preparou uma série de dicas para evitar acidentes, a fim de manter o ambiente funcionando e os funcionários seguros.

Acidentes comuns

 

1. Queimaduras

Um dos principais riscos em uma cozinha industrial é o de queimaduras, isso porque óleos quentes e panelas borbulham por todo o local. Desde o contato com a pele até mesmo encostar em superfícies superaquecidas de utensílios em geral. Para evitar estes acidentes, sempre equipe o quadro de funcionários com luvas de proteção.
Outra causadora de queimaduras é a falta de instrução quanto à forma correta de se acender o fogão, para evitar isso, utilize sempre acendedores específicos de fogão industrial.

2. Cortes

Manipular utensílios, lâminas e aparelhos de forma incorreta ou equivocada pode provocar cortes profundos nos funcionários e contaminar, por isso o uso das luvas é tão necessário. As de malha de aço são as mais resistentes para trabalhos na cozinha.

3. Choque elétrico

A eletricidade também um um grande fator para riscos em cozinhas industriais, por isso, antes de utilizar qualquer eletrodoméstico é de suma importância checar as instalações da fiação, manter manutenções de tempos em tempos e nunca ligar tais aparelhos com mãos molhadas.

4. Falta de EPIs

Os EPIs são Equipamentos de Proteção Individual, itens importantíssimos em qualquer ambiente de trabalho que podem garantir a segurança de cada funcionário, além de serem obrigatórios. Tenha sempre em estoque:
• Aventais;
• Luvas de variados tipos (térmicas, de malha de aço, látex, etc);
• Calçados e botas antiderrapantes;
• Toucas.

5. Doenças Ocupacionais

São diversos os motivos que levam um funcionário de cozinha industrial a desenvolver uma doença ocupacional:
• Excesso de movimentos repetitivos;
• Estresse;
• Levantamento excessivo de peso;
• Ficar em pé por muito tempo.
Evite estes pontos com a utilização de EPIs em conjunto com uma atividade organizada dentro do ambiente.

6. Quedas

Este item é o que mais causa acidentes em cozinhas. É comum que o chão destes locais se mantenha sempre molhado, úmido e/ou oleoso/gorduroso, cenário favorável para quedas de cozinheiros e assistentes que trabalham com lepidez. Para evitar este tipo de desastre, opte sempre por Estrados de Borracha Nitrílica. Fabricados pela Instrutoy Pisos, estes estrados são ideais para locais oleosos e que podem passar por químicas abrasivas.

A borracha do Estrado é macia e flexível, além de aumentar a ergonomia, ela também protege. Possui amortecedor de impacto e vibração e é antiderrapante, o que diminui significativamente a chance de queda e doenças vasculares por longos períodos em pé. Outra vantagem em sua utilização é a facilidade de limpeza, já que esses ambientes tendem a ficar sujos com o passar do tempo. Entre em contato com um de nossos profissionais para mais informações!

FAÇA UMA PERGUNTA!

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>