As cozinhas industriais são ambientes que exigem precauções e a segurança dos funcionários, a fim de evitar, acidentes no local de trabalho. Devido ao elevado número de equipamentos como fogões, fornos elétricos e panelas, o local tem altos indícios de incêndios, explosões e danos à utensílios.
Riscos de queimaduras e lesões
No ambiente industrial exige-se o uso de uniformes, toucas e luvas, para evitar queimaduras no corpo. No entanto, as misturas de óleos quentes ou panelas esquecidas ao fogo podem ocasionar lesões e explosões no espaço. Diante disso, a equipe de profissionais deve receber orientações e assegurar que os fornos são ideais para o trabalho industrial.
Dentre as principais causas de queimaduras estão as fritadeiras e misturas ao forno, portanto é necessário ter cautela para manusear objetos quentes, além dos alimentos como água fervida, sopas e os populares caldeirões.
Quedas nas cozinhas
Com o alto fluxo de demandas, comum em restaurantes e demais setores alimentícios, os funcionários correm riscos de quedas, tropeços nos pisos escorregadios e irregulares. Portanto, o ambiente industrial deve fornecer segurança aos cozinheiros e um piso antiderrapante. Frituras, lavagem de verduras e demais cardápios, podem respingar no chão e deixa-lo liso, neste caso é recomendado assim que óleo respingue no chão seja limpo imediatamente, além disso a presença de caixas, recipientes vazios e lixos no ambiente, dificultam a passagem e podem ocasionar escorregões.
Perigos de cortes com equipamentos
Na cozinha industrial o uso de máquinas de processamento, liquidificador, batedeira, lâminas, facas, objetos pontiagudos e cortantes são comuns, portanto ao manusear os produtos é necessário usar luvas de malhas de aço, adequados para o trabalho de corte e proteção aos pulsos.
Uma solução para alertar e garantir a proteção dos funcionários é instalar placas de segurança na cozinha, desta forma os cozinheiros têm consciência e aderem aos atos corretos. Além disso, o mercado disponibiliza equipamentos de proteção individual preventivo a lesões e que promovem segurança a cada colaborador.
O ambiente também deve seguir as regras da Vigilância Sanitária e do Corpo de Bombeiros para funcionamento, com o uso de extintores e saída de emergência. O estabelecimento também deve receber e atualizar os cozinheiros referentes as técnicas e orientações para trabalhos seguros.
Para ajustar a cozinha industrial de forma regular e compatível ao trabalho dos cozinheiros, a Instrutoy Pisos disponibiliza uma variedade de modelos de revestimentos com característica antiderrapante e resistente. Conheça as soluções da loja!