Problemas de circulação podem ocasionar diversos males à saúde. Principalmente para pessoas que trabalham um longo período de pé, os problemas de circulação sanguínea nos pés e nas pernas podem ser agravantes.
Primeiramente, vale ressaltar que uma das causas mais comuns de má circulação nos pés é a doença arterial periférica. Esta doença é caracterizada por uma obstrução ou estreitamento das artérias grandes que estão longe do coração e do cérebro.
Isso ocorre com maior frequência nas extremidades, especialmente nos pés e pernas.
Principais causas da doença vascular periférica:
- Aterosclerose;
- Vasculite;
- Hipotireoidismo;
- Distúrbios renais ou hepático;
- Varizes;
- Doença de Raynaud;
- Diabetes;
- Hipertensão arterial;
- Colesterol alto;
Doenças que podem causar problemas de circulação sanguínea nas pernas
Neste caso vale ressaltar que a doença de Buerger ou Tromboangeíte Obliterante é uma vasculite que provoca inflamação das artérias e veias nos braços ou nas pernas.
Trombose venosa profunda: A trombose venosa profunda (TVP) é uma doença caracterizada pela formação de um coágulo de sangue em uma veia que se encontra profundamente dentro dos músculos. O trombo, geralmente se desenvolve na veia que atravessa a panturrilha e a coxa. Esta condição pode causar dor e inchaço na perna afetada. Entre as possíveis consequências incluem embolia pulmonar.
Veias varicosas: O termo ‘’veias varicosas’’ significa que as veias estão dilatadas e podem ser vistas sob a pele. São encontradas, principalmente, nos membros inferiores. As veias varicosas podem ser assintomática ou causar dor e inchaço na perna direita, esquerda ou ambos.
Prevenção
Aos que trabalham muito tempo de pé, há maior vulnerabilidade a ter alguma doença devido à má circulação. Para isto, existe uma solução simples. O tapete antifadiga, sem dúvidas, auxilia na prevenção dessas doenças que podem ser agravadas pelo longo período de trabalho em pé.
Além de resolver e prevenir os problemas/doenças causados pela má circulação, estes tapetes também são úteis para os problemas que podem surgir em longo prazo.
Pesquisas apontam para posições em que são realizados trabalhos em pé e seus potenciais danos à saúde dos trabalhadores. A principal conclusão dessa pesquisa é a de que o piso ou tipo de piso onde se pisa é o elemento mais importante para evitar doenças.
As vantagens do uso dos tapetes antifadiga
Fazer o trabalho em uma superfície elástica é o melhor caminho para quem fica muito tempo de pé exercendo a mesma função. Os tapetes estimulam a atividade muscular nos pés e nas pernas, o que permite que a circulação possa funcionar melhor e evitar o cansaço excessivo, bem como as doenças advindas deste.