EPIS são Equipamentos de Proteção Individual e devem ser utilizados obrigatoriamente em todas as atividades profissionais que possam submeter o trabalhador a algum tipo de risco físico, sendo indispensáveis em fábricas e processos industriais em geral, mas também devem ser utilizados em serviços domésticos.
Esses itens são de suma importância para minimizar quaisquer danos causados devido ao trabalho de mão-de-obra e compõe:
- Óculos protetores;
- Protetores auriculares;
- Máscaras;
- Mangotes;
- Capacetes;
- Luvas;
- Botas;
- Tapetes;
- Cintos de segurança;
- Protetores solares.
E quaisquer outros itens que se façam necessários, variando de acordo com cada função, por exemplo, em funções que o empregado permanece muito tempo de pé, o tapete antifadiga ergonômico se torna indispensável, pois promove a proteção contra doenças ocupacionais, como má circulação, além de estimular a maior atenção e produtividade, entregando ao funcionário um ambiente mais seguro e com conforto.
Saúde
O uso do EPI é de extrema importância na garantia de saúde do utilizador, pois age a fim de evitar efeitos negativos em casos de acidente de trabalho. O EPI também é usado na forma de prevenção de doenças ocupacionais, que podem comprometer a capacidade de ação e de vida dos profissionais responsáveis durante e depois da fase ativa de trabalho.
Antes de designar aos seus trabalhadores quais equipamentos corretos de EPI eles utilizarão, a empresa deve traçar um estudo dos riscos ocupacionais, afinal, cada função tem riscos diferentes. Além disso, tal estudo permite e facilita a identificação de tarefas, locais e/ou substâncias perigosas dentro da planta industrial, podendo assim previamente reduzi-los ou neutraliza-los, poupando à empresa riscos desnecessários.
Segurança
O EPI é utilizado individualmente e garante a redução em qualquer tipo de ameaça ou risco que possa ser causado ao usuário. Seu uso é regulamentado segundo uma norma técnica chamada NR 6, que é responsável por estabelecer o fornecimento gratuito do EPI aos trabalhadores para o correto desempenho de suas funções dentro da empresa.
É obrigação empresarial fornecer o equipamento e garantir que o profissional faça bom uso dele. Os EPIS devem ser utilizados durante todo o expediente de trabalho, seguindo as determinações de uso.
Em caso de equipamentos que tenham sido perdidos ou danificados, é responsabilidade da empresa tem um reserva imediatamente, pois o funcionário não deve de forma alguma ficar sem proteção. Seu uso poupa transtornos ao trabalhador e a empresa, garantindo o total desempenho das atividades.
O Certificado de Aprovação de um órgão competente é o que determina e regulariza o uso dos equipamentos, garantido sua conformidade com as determinações do Ministério do Trabalho. Os EPIs também devem ser mantidos em boas condições de uso e a empresa deve manter uma campanha de incentivo à importância de seu uso para a proteção diária.