A maior parte das pessoas está habituada a ver tapetes nos locais que frequentam, porém um número pequeno já ouviu falar em tapete ergonômico (que também é chamado de tapete anti-fadiga). Sem dúvida, se você não trabalha com isso, existem boas chances de que você nunca tenha ouvido falar nesse tipo de equipamento, mesmo que já tenha utilizado um. Por conta disso, elaboramos um pequeno texto no qual esclarecemos o que é esse tipo de equipamento e quais são as suas vantagens.
O QUE É O TAPETE ERGONÔMICO?
Dá-se o nome de tapete ergonômico a um tipo de equipamento projetado para dar conforto e segurança aos trabalhadores, sendo muito utilizado em empresas que tenham funcionários que precisam ficar longos períodos de pé, como por exemplo em linhas de montagem, caixas, recepção de hotéis, postos de segurança, dentre outros. Seu objetivo é criar uma barreira de proteção macia entre o “piso duro” e os pés dos funcionários.
QUAIS AS VANTAGENS DESSE TIPO DE EQUIPAMENTO
O fato de que existem pessoas que trabalham até hoje em condições precárias é incontestável. O fato de que as condições de trabalho de uma larga parcela da população melhorou ao longo dos anos, no entanto, também é irrefutável.
Sem dúvida, por mais que ainda existam muitas pessoas trabalhando em condições que não são as ideias, ao longo das últimas décadas houve um crescimento sensível no número de empresas que se preocupam com a segurança, o conforto e a saúde de seus funcionários. Por conta disso, houve um aumento significativo na quantidade de tempo, esforço e dinheiro que se gasta no estudo dos fatores que impactam a saúde e a produtividade de um funcionário.
Dentre as diversas descobertas que a humanidade fez, uma das mais significativas foi a ergonomia. Caso você nunca tenha parado para tentar compreender o significado dessa palavra, saiba que ergonomia pode ser definido como sendo o estudo científico da relação do homem com a máquina, visando a criação das condições ideias de segurança e eficiência no relacionamento do homem com a máquina. Simplificando, a ergonomia pretender determinar quais são as condições ideias para que o homem possa trabalhar de forma mais confortável, segura e produtiva.
Equipamentos como o tapete ergonômico, portanto, tem o intuito de fazer com que o funcionário fique mais confortável ao trabalhar, aliviando o esforço das costas, pernas e pés que os trabalhadores que ficam muito tempo em pé costumam fazer. Isso ocorre porque o tapete ergonômico, ao contrário do piso convencional, é feito de uma material macio e flexível, que alivia o impacto do peso do usuário nas articulações do corpo, fazendo com que problemas como varizes, dores nos joelhos e na coluna tenham menor propensão de ocorrer. Isso é possível porque ele neutraliza a dureza do piso e permite que haja uma melhor circulação sanguínea.
O QUE EU GANHO AO INVESTIR EM UM TAPETE ERGONÔMICO?
Investir nesse tipo de equipamento é benéfico tanto para o empregado como para o empregador. Para o primeiro, é garantia de maior conforto e segurança ao desempenhar o seu trabalho, havendo menos riscos de que ele venha a desenvolver problemas de saúde no futuro. Para o segundo, por sua vez, é uma das melhores formas de aumentar a produtividade do funcionário, evitar afastamentos causados por doença e até mesmo processos movidos contra eles por trabalhadores que venham a apresentar algum tipo de problema de saúde causados pela realização de seu trabalho.
O TAPETE ERGONÔMICO PRECISA SER REGULAMENTADO?
Sim, para que um tapete ergonômico possa trazer todos os benefícios acima descritos, ele precisa ser muito bem construído, de forma a atender todos os requisitos da NR-17, a norma que regula a ergonomia no espaço de trabalho.
Caso você esteja procurando tapetes ergonômicos e não deseja errar, não deixe de falar com a Instrutoy Pisos, uma empresa que está no mercado há mais de 15 anos, sendo hoje uma das principais fornecedoras de pisos, tapetes e estrados do país.