A solução para quem trabalha a maior parte do período em pé, ou sofre de muitas dores em locais como tornozelos e pernas pode parecer banal, mas nada mais é do que o tipo de tapete no qual pisam. O tapete antifadiga foi projetado para oferecer conforto e segurança, formando uma espécie de barreira entre o piso duro e rígido e os pés. A sua utilização é aconselhável ou necessária em todos os locais onde o trabalho em pé é rotineiro e constante.
O tapete antifadiga atua na ativação da circulação sanguínea dos membros inferiores do corpo, reduzindo com isso a fadiga, dores nos joelhos e coluna. Além do mais, ainda reduz o impacto nas articulações, o que significa uma melhor atenção no trabalho, melhorando, é claro, a produtividade.
Hoje em dia, muitas empresas buscam algo novo, apostando na melhora do trabalho de seus empregados, e, por isso, estabelecem uma série de programas, implantações, treinamentos e cuidados visando incentivar a saúde dos colaboradores.
Se por um lado, o uso de ergonomia como ação voltada à seu funcionário, pode acarretar o crescimento de seus gastos, por outro, representa uma maior economia em ações corretivas, como, por exemplo, licenças médicas, que trazem um prejuízo muito além do que somente o financeiro, e, consequentemente, na mesma proporção que a saúde de seu trabalhador melhore, o ganho de imagem positiva que a empresa recebe compensa qualquer gasto com tapetes antifadigas, ou qualquer outro material.
Quando é oferecido à um trabalhador, equipamentos de segurança, equipamentos de conforto, como o tapete antifadiga, ou qualquer que seja o beneficio voltado à seu bem estar e saúde, faz com que ele veja e repare que a empresa não o enxerga, apenas, como uma máquina, que ela se preocupa com o seu bem. Isso reflete, positivamente, no seu desempenho, criando nele uma maior vontade e sensação de estar sendo cuidado, fator primordial para um melhor comprometimento com a empresa.
Além dos tapetes antifadigas, pode-se oferecer outros equipamentos que possuem o objetivo de melhorar a qualidade do trabalho, como o apoio dos pés, o piso tátil para uma melhor acessibilidade, painéis com dicas de ergonomia, ensinando o trabalhador a se postar, entre outros. Estes equipamentos vem sendo cada vez mais usados e os seus resultados estão expostos em todas as empresas bem sucedidas do Brasil e do resto do mundo.