Realizar testes, ou melhor, um checklist na área de segurança no trabalho é essencial. Vai ser durante esse procedimento que será possível avaliar se tudo o que era preciso foi feito e se a equipe está realmente segura na hora de exercer a sua atividade laboral.
Claro que, para isso, será possível ter técnicos de segurança do trabalho capacitados e que entendam da atividade de cada colaborador. Descubra a importância de realizar as verificações e o que levar em consideração!
Qual a importância de fazer um checklist?
É por meio dele que é possível identificar os riscos e possíveis imperfeições, que precisem ser ajustadas, sejam elas nos equipamentos de proteção individual, nos equipamentos de proteção coletiva ou até no treinamento da equipe. Dessa forma, é possível fazer as alterações necessárias e evitar que os colaboradores sofram acidentes.
Durante a vistoria, também são verificados equipamentos e ferramentas que possam estar precisando de ajustes. O foco é sempre minimizar os riscos de danos à saúde e à vida do trabalhador.
O que deve ser observado durante os testes em relação à segurança do trabalhador?
Cada tipo de trabalho realizado precisa de uma atenção especial. Veja alguns pontos importantes:
- Verificação de máquina: o funcionamento deve ser conferido, bem como a fiação, abastecimento, freios, entre outros;
- Verificação de ferramentas: é preciso ver se ela está funcionando corretamente ou se precisa de reparos. É necessário ver se o local no qual o colaborador segura está de acordo com as regras e devidamente protegido, de forma que não cause lesões;
- Verificação de EPI: é preciso ver se os Equipamentos de Proteção Individual (EPI) têm o número do CA, se estão dentro da validade e em boas condições de uso. Dentre eles, é necessário avaliar: luvas, capacetes, sapatos, aventais, óculos, entre outros;
- Verificação do EPC: assim como os EPIs, os equipamentos de proteção coletiva devem ser verificados. Será que o tapete está correto, protege todo o ambiente? Será que está levando o conforto que o colaborador precisa? Isso deve ser verificado!
Como fazer um checklist de vistoria?
A primeira coisa é conhecer bem cada função, o que ela desempenha, quais os riscos e o que precisa para poder atuar em segurança. A partir daí, o checklist é elaborado para saber o que será preciso analisar. Durante a verificação, é preciso documentar e fotografar tudo, para que o relatório seja transmitido de forma completa para os superiores.
Para realizar uma boa verificação é necessário:
- Ter um bom planejamento de trabalho e de vistoria;
- Usar formulários apropriados, para ter a certeza de que não vai se esquecer de nada e que vai anotar tudo;
- Estar preparado e com tempo para olhar cada detalhe;
- Anotar e fotografar tudo;
- Olhar cada item, para ter a certeza de que está de acordo com as especificações técnicas.
Gostou das dicas? Temos os melhores EPCs para a sua empresa. Confira!