Reabilitação profissional é uma iniciativa do INSS, Instituto Nacional de Seguro Social, para inserir ou reinserir um trabalhador de volta ao mercado. No entanto essa reinserção não é tão fácil, pois muitas vezes o indivíduo que ficou inativo por um tempo carrega um estigma e pode sofrer dificuldades para voltar a suas atividades.
Quando um trabalhador perde o emprego, ele tem a compreensão da sociedade pois ele não teve “culpa” de estar desempregado, porém, quando o motivo de sua parada é outro, e ele precisa ficar afastado por um tempo, recebendo auxílio do INSS, há muitos tratamentos taxativos, como preguiçoso ou ocioso.
A reabilitação profissional precisa ser vista a outros olhos, como uma oportunidade àqueles que querem voltar ou ser inseridos no mercado, independente do porquê de seu afastamento. Esse é um direito do cidadão. Sua integridade, saúde e prevenção de doenças ocupacionais devem ser respeitados. E o trabalho é uma porta de entrada para a sociedade.
Quando o trabalhador se afasta por motivos de saúde e precisa do auxílio do INSS, ele deve ser reinserido posteriormente ao mercado sem nenhum tipo de discriminação ou preconceito.