No ramo da agropecuária, a preocupação com possíveis proliferações de doenças, transmitidas por fungos e bactérias, que podem por em risco os animais e causar perdas financeiras irreparáveis é enorme. Um dos casos mais clássicos é o da febre aftosa, que acabou com rebanhos inteiros e produziu prejuízos enormes. Mas, apesar dos antecedentes e dos riscos eminentes, muitos agropecuaristas continuam cometendo erros (ora por desconhecimento, ora por descaso) que podem por a perder toda a produção, além de configurarem infrações a lei, em muitos estados brasileiros.
Um dos erros mais comuns, cometido no transporte de animais, é o da utilização de serragem, casca de arroz e materiais semelhantes no piso das carrocerias, por se tratarem de compostos que deixam o ambiente propício à proliferação de doenças, colocando em risco a saúde dos animais.
Há algum tempo, também, já é proibida a circulação de veículos transportadores que não possuam carrocerias recobertas com estrado de segurança, como os estrados de borracha robusto e gradeado “borrachão gradeado”, fornecidos pela Instrutoy Pisos de Segurança, que são compostos de borracha adquirida no reaproveitamento de pneus, substituindo, com ganho de segurança, as grades de ferro, e aumentando a proteção ao animal e ao lastro do veículo. Ideal para o manejo pecuário e o transporte de gados em caminhões gaiola, pois evitam a propagação de doenças, como dito acima, e as lesões que o animal poderia sofrer, por má acomodações, escorregões e por fortes impactos, além de serem muito mais higiênicos.
Os estrados da Instrutoy também contribuem para o aumento da produtividade leiteira do animal, uma vez que os livra do stress e das más condições de transporte.