Você sabia que passar muito tempo em é pode causar problema na coluna e em suas pernas? Pois é… Se você trabalha em pé o dia todo pode sofrer com lesões causadas pela postura.
Problemas causados
Nos membros inferiores, os problemas circulatórios são os mais preocupantes. Já na coluna as famosas lombalgias afetam muitos trabalhadores. Você já teve dor nas pernas ou nas costas? Além disso, a pessoa pode ter desgaste das articulações, chamadas de artrose.
Se, além disso, a pessoa ainda tiver uma vida sedentária, a chance de ter problemas é ainda maior.
O que fazer?
A ginástica laboral é essencial para prevenir DORT (doença osteomuscular relacionada ao trabalho) ou LER (lesões por esforços repetitivos), que são as doenças causadas por esforço repetitivo.
Já para as que passam muito tempo em pé, tem alguns exercícios físicos que podem ser feitos, orientados por profissional especializado. Além disso, o empregador deve dar condições de trabalho.
A empresa deve contratar alguém para dar um laudo ergonômico. Através dele é possível ver os pontos que precisam ser melhorados para dar melhores condições de trabalho. Por exemplo. Pessoas que ficam em pé por muito tempo precisam fazer uso do tapete ergonômico.
Feito de borracha macia, com semi esferas na superfície, ajuda a eliminar o cansaço e melhorar a disposição do trabalhador. Tudo isso porque atua amortecendo o impacto e vibração.
Sua ação antiderrapante faz com que o ambiente de trabalho se torne mais seguro. Além disso, é um ótimo isolante térmico, acústico e elétrico. Resistente e durável, suporta até variações de temperatura.
Evitar lesões causadas pelo trabalho é uma das obrigações do empregador. Por isso, se você trabalha muito tempo em pé e não tem acesso ao tapete ergonômico, converse com o seu patrão para que ele seja providenciado.
Qual o seu local de trabalho? Você já sofreu com dores? Conte pra gente nos comentários.